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Recibo de venda: saiba o que é e como criar o seu!

22 de março de 2022
recibo de venda

Um dos princípios básicos para conseguir ser uma pessoa empreendedora de sucesso é saber organizar bem todo o negócio, principalmente na questão financeira. E uma das ferramentas que mais ajudam nessa organização é o recibo de venda.

Muito se confunde esse documento com a nota fiscal, mas é importante entender que são coisas distintas, já que esta segunda trata-se de um documento contábil oficial que comprova a prestação de um serviço, mas não o pagamento do mesmo.

Sendo assim, uma das finalidades do recibo de venda é ter o controle de quem pagou ou não pelo serviço prestado, ou pelo produto vendido, assim não corre o risco de cobrá-lo novamente. Para isso, é necessário arquivar todos os comprovantes de pagamento.

Além disso, é ele que irá te ajudar na hora de conseguir ter controle do seu fluxo de caixa, com entrada e saída de dinheiro. Agora que você já sabe da importância desse documento para o seu empreendimento, a pergunta é: você sabe o que é e como fazer um recibo de venda? Continue a leitura e veja como é simples e importante fazer o seu!

O que é um recibo de venda?

Bom, como já comentado acima, o recibo de venda é um documento, normalmente em duas vias, que declara que uma pessoa recebeu um valor pago por uma outra. Simples assim!

Ou seja, sempre que alguém realizar um pagamento a outro alguém, recomenda-se que seja feito um recibo e colha a assinatura da pessoa a quem o dinheiro foi entregue.

Dessa forma, é possível comprovar que o que se deve foi pago, evitando problemas futuros de cobrança indevida.

Um ponto muito importante é que o recibo deve sempre ser assinado, seja na versão digital ou física, pois é a única forma de comprovar que a prestação de serviço ou o produto vendido foi pago.

 

Leia mais | Como fazer um recibo de pagamento?

 

Recibo de compra e venda

O termo “compra e venda” é popularmente usado para falar da negociação de um carro, por exemplo.

Como o processo de compra deste item é muito burocrático, é necessário se munir de documentos que podem te livrar de dores de cabeça no futuro. O nome oficial do documento do “recibo de compra e venda” é Documento Único de Transferência (DUT). É a comunicação de venda oficial para o Detran.

Sem este documento, você poderá vender ou comprar um veículo de segunda mão normalmente. Porém, fica impedido de alterar o registro de propriedade, o que poderá. 

Recibo de venda x Nota fiscal: quais as diferenças

Agora, falando um pouco mais sobre a diferença entre o recibo de venda e a nota fiscal, vale lembrar que o recibo comprova a quitação da dívida, atestando que o serviço ou o produto foi pago.

Já a nota fiscal, também conhecida como NF, comprova também o direito de posse do bem que foi comercializado. É por isso que o transporte de mercadorias de valores não podem ser feitas sem a NF, pois ela comprova que você adquiriu aquilo de forma legal.

Em resumo, a sua empresa também precisa emitir notas fiscais para transferir a propriedade do produto adquirido para o comprador.

Ou seja, não tem como sua empresa entregar um recibo para formalizar uma venda de produto. Se isso ocorrer, falta ao comprador um documento comprovando não somente o pagamento, mas que ele tem a posse desse bem. 

Mas você pode estar se perguntando como que comprova a posse de um bem se esse bem é um serviço, correto? Bom, neste caso, a NF serve para registrar a transação financeira e contábil.

E para não restar mais dúvidas, o recibo é um atestado de pagamento, registrando que a transação financeira referente a um serviço ou produto ocorreu corretamente, que também pode ser utilizado para comprovar que a dívida foi quitada, por exemplo.

Para questões legais, esse documento também tem valor para apuração de impostos e tributos, mas somente nos tipos de transações nas quais a legislação autorizar que seja utilizado.

 

Boleto com compensação instantânea?

Com o QR Code Pix, sua empresa não precisa mais esperar dias para receber o pagamento. 

 

Dados do recibo de venda:

Os dados necessários para compor um recibo de venda varia muito de empresa para empresa. No entanto, alguns modelos de recibo são padrões, seja para a primeira como para a segunda via, como:

  • Data em que foi realizado o pagamento ou a transação
  • Dados de quem recebeu o pagamento: nome, endereço e CPF ou CNPJ
  • Dados de quem realizou o pagamento: nome, endereço e CPF ou CNPJ
  • Qual foi o serviço realizado e o produto comprado
  • Quantidade ou número da parcela
  • Valor recebido

Quanto tempo é necessário guardar um recibo de venda?

De acordo com o Artigo 206 do Código Civil Brasileiro, durante cinco anos, o consumidor pode ser questionado sobre cobranças.

Partindo deste princípio, então, julga-se necessário armazenar todos os comprovantes da sua empresa por, pelo menos, cinco anos para evitar qualquer tipo de irregularidade.

 

Leia mais | Recibo de prestação de serviços: o que é e como emitir [+ MODELO]

 

Modelos de recibo de venda:

Não tem segredo nenhum para emitir um recibo de venda e ele pode ser emitido tanto pela empresa quanto pelos prestadores de serviços que nela trabalham.

Há, inclusive, modelos de recibos prontos em papelarias que também são muito úteis. Porém, é possível fazer diretamente no seu computador. Veja como é simples e faça o seu:

  1. Título

Dê um nome no cabeçalho da folha em branco, como recibo, recibo de pagamento ou até declaração de pagamento.

  1. Descreva a ação

Aqui é como uma narração mesmo. Você vai dizer que recebeu o pagamento – ou como se fosse a pessoa:

“Eu, (insira o nome da pessoa que recebeu o pagamento), recebi de (nome de quem realizou o pagamento) a importância de (valor pago), pelos serviços de (descrição do que está sendo pago, produto ou serviço).”

  1. Escreva o valor por extenso

É sempre recomendado, para evitar confusão de entendimento, escrever o valor por extenso. E vale lembrar que, de acordo com a legislação brasileira, em casos de divergência entre o valor numérico e o escrito por extenso, prevalece o descrito por extenso.

 

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  1. Data, local e assinatura

Ao final do documento, lembre-se de deixar um espaço para inserir a data, o local e a assinatura de quem recebeu e quem pagou.

Viu como é simples montar um recibo de venda personalizado para sua empresa? O legal é que, agora, você também já sabe a importância desse documento para o seu negócio.

E para continuar melhorando os processos da sua empresa, agora que você já aprendeu sobre recibo de venda, pode dar uma olhada na Oficina de Precificação, um material muito legal feito pela Cora para você entender como aplicar o valor correto nos seus produtos e serviços.

Por Equipe Cora
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