Blog

Quanto de score precisa para fazer cartão de crédito? Entenda

19 de novembro de 2022
quanto de score precisa para fazer cartão

Se você já se perguntou quanto de score precisa para fazer cartão de crédito, provavelmente já teve um pedido negado ou quer entender antes como funciona a pontuação para não correr este risco. 

Neste conteúdo, vamos explicar a dinâmica do score e o que as instituições financeiras levam em conta na hora de decidirem se aprovam ou não o crédito aos clientes. 

Quer entender esse assunto de uma vez por todas? É só continuar a leitura! 

Leia também | Score: 20 respostas rápidas para as principais dúvidas

O que é e como funciona o score? 

O score é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e indica para o mercado quais são as chances de um possível cliente pagar as contas em dia nos próximos seis meses. Em outras palavras, se a pessoa é boa ou má pagadora. 

A ideia da pontuação de crédito é ajudar as empresas a entenderem qual é o nível de risco de conceder crédito a alguém com base no comportamento atual daquela pessoa ou empresa. 

Por isso, sempre que alguém solicita um cartão de crédito ou até mesmo um empréstimo ou um financiamento, o score é consultado na análise de crédito. Quanto mais próximo dos 1000 pontos, maiores são as chances de ter crédito aprovado. Quanto mais perto do 0, menores são as chances. 

E quanto de score precisa para fazer cartão?

De modo geral, uma pontuação regular, acima de 500, já facilita que um cartão de crédito seja liberado. 

No entanto, é importante lembrar que esse não é o único critério considerado pelas instituições financeiras para aprovar crédito, por isso, não há garantias.

Agora, qual é a faixa de score considerada ruim, que pode dificultar o acesso a um cartão de crédito, e qual é considerada excelente, que facilita uma aprovação?  

Na Serasa, um dos maiores birôs de crédito do Brasil, um score de 0 a 300 é considerado ruim. 

Um score regular, com chances baixas de aprovação, encontra-se na faixa entre 301 e 500.  

Já um bom score, de um consumidor que não encontra muitos problemas para ter crédito liberado, está entre 501 e 700 pontos. Acima disso, a pontuação já é considerada excelente, o que facilita bastante o acesso a qualquer modalidade. 

Se você quer descobrir qual é o seu score atualmente, pode fazer uma consulta gratuita diretamente no site da Serasa (para consultar sua pontuação de pessoa física) e da Serasa Experian (para consultar sua pontuação de pessoa jurídica) ou em algum outro birô de sua preferência.

Neste conteúdo, a gente explica o passo a passo para fazer essa consulta. 

Como a pontuação do score é calculada? 

O score no Brasil é calculado por quatro diferentes birôs de crédito: Serasa, SPC Brasil, Boa Vista SCPC e Quod. 

Cada instituição possui sua própria metodologia mas, de modo geral, os critérios mais importantes que impactam o score das pessoas e empresas são:

  • Comportamento de consultas para serviço e crédito;
  • Crédito contratado;
  • Histórico de dívidas;
  • Pagamento de crédito;
  • Pagamento de dívidas;
  • Tempo de uso do crédito.

 

Cada uma dessas categorias refletem no seu score e é por isso que você percebe algumas variações na sua pontuação de crédito para mais ou para menos cada vez que pesquisa sua pontuação.

Leia também | O que é um score baixo e o que pode diminuir a sua pontuação?

Além do score, o que mais é analisado para conseguir um cartão?

De modo geral, as instituições financeiras consideram três fatores para decidir se vão aprovar ou não um cartão de crédito a alguém — ou a uma empresa: 

  1. Perfil financeiro da pessoa física ou jurídica (e é aqui que entra o score);
  2. Relacionamento com a instituição (se você já possui conta em um banco, por exemplo, as chances deste banco liberar um cartão de crédito para você tendem a ser maiores);
  3. Políticas internas da instituição (relacionada ao apetite de risco do banco e as condições para lidar com a inadimplência, além das taxas de juros que aplicam para conceder crédito para quem está com o score mais baixo). 

 

Basicamente, a junção destes três fatores pesam, e muito, na hora em que uma análise de risco de crédito é feita. 

Lembrando que quase todas as vezes que você solicita qualquer tipo de crédito ao mercado – pode ser um cartão, um financiamento ou um empréstimo –, sua vida financeira será analisada para o mercado saber quais as chances de você pagar de volta o que utilizou.

Não quer se preocupar com quanto de score precisa para fazer cartão? Adote os seguintes comportamentos

Se você não quer se preocupar com informações tão específicas como a pontuação do seu score, mas quer ter mais “certeza” de que irá ter um cartão ou qualquer outro tipo de crédito aprovado sempre que precisar, o fundamental é que você pague sempre todas as suas contas em dia.

Isso mesmo! Ter este comportamento simples é mais do que suficiente para que você seja considerado um bom perfil pelo mercado. Para isso, é importante:

  1. Organizar-se e não esquecer de fazer pagamentos de contas (vale colocar algumas em débito automático para facilitar);
  2. Pagar sempre o valor total da fatura do cartão de crédito, para não colocar suas finanças em risco com os juros altos do rotativo;
  3. Se tiver dívidas, negociá-las o mais rápido possível e não fazer novas até deixar suas contas em dia;
  4. Fazer uma reserva de emergência para estar seguro caso algum imprevisto aconteça e não precisar recorrer a créditos caros (empréstimo pessoal e rotativo do cartão, por exemplo);
  5. Enxugar o orçamento, cortando todos os gastos desnecessários e consumindo de forma consciente, somente o que for realmente importante;
  6. Manter o seu Cadastro Positivo ativo e seus dados atualizados nos birôs de crédito;
  7. Pedir crédito ao mercado somente quando necessário.

 

Leia também | Como ativar o Cadastro Positivo e quais são as vantagens? 

Se você já faz tudo isso, seu score já reflete essa realidade positiva e ainda assim você está com dificuldades para ter um cartão de crédito, saiba que a “culpa” pode não ser sua. 

As políticas internas de cada instituição financeira são variáveis e dependem também do contexto econômico do país. Em momentos de crise, por exemplo, os bancos podem preferir diminuir a oferta de crédito. Em momentos mais tranquilos, a oferta pode ser ampliada.

O importante é você fazer a sua parte e cuidar da sua vida financeira com atenção. O score sempre irá refletir isso e o crédito poderá ser concedido com mais facilidade. 

E agora, já sabe quanto de score precisa para fazer cartão ou ainda ficou alguma dúvida? 

Se você chegou até aqui querendo entender mais sobre sua pontuação porque está em busca de crédito para sua empresa, que tal também conhecer um pouco mais sobre o cartão de crédito empresarial sem anuidade da Cora? 

Chegou o cartão de crédito Cora

100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio

E, se quiser saber ainda mais sobre crédito, continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Cora. Aqui, você sempre vai encontrar informações que vão te ajudar a entender mais sobre como funciona o mercado e dicas de gestão para a sua empresa. Até a próxima!  

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.