Blog

Quanto custa montar um consultório odontológico e o que considerar no cálculo?

30 de setembro de 2022
quanto custa montar um consultório odontológico

Após a formação em odontologia, um dos caminhos mais procurados pelos profissionais da área é a abertura do próprio consultório odontológico. Mas além do conhecimento técnico, para ter sucesso na empreitada é preciso planejar e se organizar. Isso quer dizer que para ter um consultório de dentista é necessário aprender sobre o mundo dos negócios e das finanças. Nesse sentido, uma das primeiras perguntas que vem à tona é: quanto custa montar um consultório odontológico? Quais gastos levar em consideração no cálculo do investimento?

Preparamos este conteúdo para te ajudar a responder essas e outras perguntas. Confira!

 

Chegou o cartão de crédito Cora

100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio

 

A escolha do modelo de negócios do consultório odontológico

Existem algumas alternativas para que você consiga abrir seu consultório: montar o consultório odontológico sozinho, juntar-se a outro profissional e iniciar uma sociedade, ou optar por uma franquia.

Qualquer uma das três opções possui seus próprios desafios de negócio. Mas falando especificamente sobre quanto custa montar um consultório odontológico, é preciso pensar no quanto de capital inicial será necessário para abrir a empresa de fato.

A escolha por dividir a clínica com um sócio pode, certamente, aliviar um pouco os custos iniciais. Por outro lado, também haverá divisão dos ganhos e será necessário enfrentar desafios que são comuns à qualquer sociedade.

Ao abrir um consultório sem sócios, você elimina os conflitos societários e a necessidade de divisão dos lucros, porém deverá arcar com todos os custos de abertura da clínica, lidar com a gestão financeira e estratégia, além dos desafios de negócio.

Já a opção de  abrir uma franquia demanda um investimento inicial mais alto que deverá ser bancado apenas com o seu capital, entretanto pode ser que haja menor risco associado. Isso porque as franquias já são marcas consolidadas, com modelo de negócios validado e as franqueadoras costumam oferecer um bom suporte aos franqueados.

Portanto, analise bem o cenário em que você se encontra para identificar a melhor opção para a sua realidade 

 

Leia também | Como escolher um bom contador para a sua empresa

 

Quanto custa montar um consultório odontológico: o que levar em consideração?

Planejar e refletir antes de dar os primeiros passos é uma atitude que recomendamos fortemente. Separar um tempo para entender o negócio, a concorrência, seu público-alvo, serviços a serem disponibilizados e, claro, os custos associados a cada um desses aspectos, te poupará muitos problemas no futuro. 

Por isso, planejar o seu orçamento com cuidado é fundamental para garantir um crescimento sustentável da empresa. Veja abaixo a lista de itens que compõem os custos para montar uma clínica odontológica:

 

Espaço físico

A escolha do local é decisiva no que tange à atratividade do consultório, mas também tem influência significativa nos custos. Reflita sobre as alternativas de locação e/ou compra de um local. Leve em consideração critérios como:

 

  • Orçamento disponível;
  • Localização estratégica;
  • Praticidade e atratividade para pacientes;
  • Necessidade de algum tipo de reforma ou obra;
  • Acessibilidade;
  • Concorrência na região;
  • Tamanho do espaço para acomodar equipamentos e recepção/sala de espera;
  • Custos secundários decorrentes da escolha do espaço – contas mensais, IPTU, licenças, etc.

 

Vale reforçar, ainda, que o local escolhido para a clínica odontológica é um fator importante para a segmentação do seu público. Por exemplo, se você deseja alcançar clientes com maior poder aquisitivo, é indispensável pensar na praticidade para estacionar e também na decoração do local. Agora, se o objetivo for atrair clientes com perfil mais popular, priorize uma localização mais central e acessível via transporte público.

 

Equipamentos técnicos e acessórios

Montar um consultório odontológico demanda o uso de equipamentos bastante específicos, como você já sabe. Alguns itens são indispensáveis, tais como:

 

  • Cadeira odontológica;
  • Autoclave;
  • Compressor de ar;
  • Materiais de limpeza;
  • Materiais descartáveis;
  • Iluminação;
  • Fotopolimerizador, etc.

 

Dependendo dos serviços odontológicos que você disponibilizará, outros equipamentos podem ser necessários. Os preços podem variar bastante de acordo com a região, o fornecedor, o estado do equipamento (novo ou usado), dentre outras questões. Por isso, vale investir tempo para pesquisar e encontrar a melhor relação custo/benefício.

Lembre-se de incluir os gastos com manutenção de equipamentos em seu planejamento financeiro. Pensar de forma preventiva é sempre mais seguro.

 

Uma conta PJ perfeita para dentistas

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

 

Custos com a formalização do negócio

Esses custos são, muitas vezes, esquecidos na hora do planejamento. Estamos aqui para garantir que você não cometa esse erro. Eles podem representar uma fatia importante do valor necessário para abrir o consultório odontológico.

Qualquer empresa precisa formalizar sua prestação de serviços de alguma forma e, no caso de serviços de saúde, existem algumas exigências extras.

É possível prestar o serviço como pessoa física/profissional autônomo, ou abrir um CNPJ. Em geral, abrir o CNPJ pode ser mais vantajoso devido à carga tributária. Também é importante lembrar do registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES).

 

Leia também | Como abrir um CNPJ? Saiba como formalizar o seu negócio

 

Em relação às autorizações necessárias para o funcionamento do estabelecimento, você deve providenciar o Alvará da Vigilância Sanitária; Alvará de Localização; Autorização do Corpo de Bombeiros; o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS); e registro no Conselho Regional.

Outros custos desse tipo podem surgir dependendo das exigências da sua cidade. Por isso, recomendamos contar com o apoio do sindicato e de um escritório de contabilidade nesse processo.

 

Divulgação do negócio

Conquistar a primeira clientela é um desafio. Por isso, ao calcular os gastos necessários para montar um consultório odontológico, não deixe de considerar os investimentos em divulgação.

O chamado marketing odontológico está, sim, sujeito ao Código de Ética Odontológico. Mas, desde que você siga as regras, a divulgação é muito bem-vinda para o seu negócio. Para isso, você pode:

  • usar seus perfis nas redes sociais; 
  • produzir conteúdo para seu site; 
  • configurar os dados no Google Meu Negócio, para seu negócio aparecer no Google Maps;
  • deixar flyers de divulgação em estabelecimentos parceiros, entre outras estratégias.

 

Após conquistar seus primeiros clientes, não pare por aí. O investimento em divulgação para atrair e manter clientes no longo prazo é fundamental para a sustentabilidade do seu negócio.

 

Leia também | Como fidelizar clientes para sua empresa: 7 dicas eficientes 

 

Dica extra: separe as finanças pessoais das contas do consultório

Essa é uma recomendação que, se você seguir, irá nos agradecer no futuro! Separar as contas pessoais das contas do negócio, inclusive as contas bancárias, é uma escolha que te poupará uma série de problemas.

Para isso, sugerimos que você abra uma conta PJ gratuita na Cora. A conta é 100% digital, totalmente livre de tarifas e sem burocracias desnecessárias. A Cora foi criada por pessoas empreendedoras que, assim como você, entendem o tamanho do desafio que é abrir o próprio negócio. Por isso, todo o serviço foi pensado para facilitar a sua vida e a gestão financeira da sua empresa.

 

Sua empresa faz tudo em um Pix: pagar, cobrar e receber.

Seguro e sem tarifas

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos ilimitados, transferências (TED e PIX) e cartão de crédito totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.