Blog

Proposta de parceria comercial: o que é e como fazer?

11 de maio de 2022
proposta de parceria

Contar com parceiros é sempre importante em vários campos da vida, não é mesmo? No dia a dia de quem empreende, então, nem se fala. Parcerias são sempre bem-vindas quando o assunto é alavancar negócios e gerar mais e melhores oportunidades pra todo mundo. Um dos caminhos mais fáceis para quem busca um parceiro de negócios está na apresentação de uma proposta de parceria.

Vamos entender direitinho o que é este documento e como fazer um? Confira:

O que é uma proposta de parceria comercial?

A proposta de parceria é um documento que define a união entre empresas. Seu objetivo é explicar e estabelecer todos os pontos de acordo com o objetivo de unir forças para, por exemplo, aumentar a qualidade e a disponibilização de produtos, serviços ou ações promocionais. 

Numa proposta de parceria, lembre-se que a junção estratégica que você quer construir com um parceiro deve prezar por uma relação “ganha-ganha”: todos devem “sair ganhando” com a parceria – você, o parceiro e, claro, o cliente!

Apesar desse modelo de negócio ser facilitador para empresas ampliarem sua carteira de clientes, um ponto relevante deve ser levado em consideração: uma corporação não deve influenciar na gestão da outra. 

Ambas somam esforços para oferecerem um serviço de qualidade, porém são independentes na sua administração e prestação de serviços.

Exemplos de parcerias

Uma oficina mecânica especializada em reparos de motores de carros pode se unir a uma auto elétrica para que sejam oferecidos aos clientes descontos nas manutenções de ambos os empreendimentos. 

Neste caso, um agrega o trabalho do outro e, desse modo, ambos ganharam – além do cliente é claro, que poderá desfrutar de dois serviços com credibilidade e valores mais atrativos. 

Outro exemplo pode estar num serviço estético de extensão de cílios. Neste caso, a pessoa que empreende tem o desejo de ampliar seus serviços, mas não teria condições de fazer isso por limitações na sua equipe atual. 

Sem poder contratar mais pessoas, uma saída seria a de fechar uma parceria para indicação de clientes com profissionais de outras áreas do mesmo segmento: micro pigmentação, manicure/pedicure, esteticista, design de sobrancelhas etc. 

Proposta de parceria: pontos para ficar de olho

Negócios estão vez mais estão segmentados em nichos para atender seu público-alvo com cada vez mais qualidade e personalização de produtos e serviços. 

Neste contexto, fechar parcerias com outros negócios que atuam junto a um mesmo segmento ou público-alvo é essencial.  

Antes de escolher seu parceiro, entretanto, o empreendedor deverá analisar com cuidado com quem irá trilhar esse caminho. Abaixo, vamos te apresentar um passo a passo sobre o que deve ser levado em consideração antes de elaborar e assinar uma proposta de parceria: 

Pesquise sobre o seu potencial parceiro

Leve em consideração o porte da empresa, o que ela representa junto ao mercado e aos clientes e até mesmo as notícias relacionadas a ações realizadas por ela. Lembre-se: o parceiro levará sua identidade empresarial adiante junto com ele.

Benefícios para ambas

As duas empresas precisam ter um olhar para as oportunidades em potencial; se não existirem vantagens reais, é preferível não concretizar a parceria.

União de objetivos, com autonomia na gestão

Neste modelo de negócio, uma empresa não interfere na gestão da outra – escolha com cautela quem irá dividir esse momento com você e deixem bem claros os limites e os campos de atuação de cada empresa.

Avaliar a parceria, sempre

Procurem avaliar, com regularidade, o quanto a parceria tem sido eficiente. O negócio tem sido vantajoso para todas as partes? Como estão os resultados financeiros e/ou de exposição das marcas?

Os dispostos se atraem

Quando as vantagens da junção não se justificarem mais, terminem com ela. Não importa o que rege o contrato: se não há mais interesse de uma ou mesmo de ambas as partes, é chegada a hora de renegociar e dar um novo rumo para o seu negócio.

Foco no cliente

Uma parceria é uma estratégia de marketing. E como qualquer outra, sua construção está centralizada no cliente e no que ele procura. Muitas parcerias dão errado porque os envolvidos consideram apenas seus interesses financeiros e ignoram as demandas dos seus consumidores.

Benefícios de fechar uma parceria comercial

  • Assertividade: duas companhias quem somam esforços criam mais soluções e podem inovar mais na oferta de produtos e serviços, aumentando assim as chances de se fechar um negócio.
  • Troca de experiências e visões: identificação de causas comuns, missões e valores semelhantes.
  • Pode melhorar e ampliar a apresentação do seu negócio para terceiros.
  • Maior facilidade para ampliar negócios.
  • Ofertar produtos e serviços completos ao público-alvo, com mais qualidade e agilidade.
  • Divulgação da marca na qualidade de prestação dos serviços. 
  • Soma de forças em relação a outros concorrentes.

Passo a passo: como apresentar uma proposta de parceria

Propostas de parcerias podem ser feitas por e-mail ou apresentadas pessoalmente. Mesmo que ela seja feita numa apresentação presencial, toda a parte documental é essencial para que tudo que está sendo proposto fique claro no papel.

Na elaboração da proposta é fundamental explicar a ideia central da parceria e quais ações serão realizadas. Quais as vantagens de se fechar uma parceria com você? Não basta apenas dizer o quanto o apoio da companhia é importante para o crescimento da sua: destaque o que dará em troca com essa união.

Para mostrar esse benefício ao parceiro é interessante ter dados da sua empresa, como resultados de faturamento, avaliações e números de negócios, investimentos e lucros. 

Apresente também a estrutura de marketing e relacionamento com o cliente da sua empresa, como site, redes sociais, ações especiais para captação/ativação de clientes etc.

Evidencie seu público-alvo e a possibilidade de crescimento no mercado dos negócios com a fusão dos empreendimentos.

Modelo de Proposta de Parceira 

Parte 1: Dados da sua empresa: 

  • Nome da empresa
  • Site
  • Redes Sociais
  • Endereço de e-mail
  • Telefones para contato
  • Endereço

Parte 2: Apresentação do seu negócio

  • Quem é a sua empresa? 
  • Qual é a sua missão e os seus valores? 
  • Há quanto tempo está no mercado?
  • Qual o seu público-alvo?

Parte 3: Proposta 

  • Descrição geral da sua proposta.
  • Objetivo da proposta: aumentar vendas? Aumentar fluxo de clientes? Realizar ações promocionais? 
  • Duração da parceria: pode ser indeterminada; por um período fixo ou mesmo pontual, no caso de ações promocionais, por exemplo.

Parte 4: Ações

  • Detalhe todas as ações que serão feitas pela sua companhia e junto ao parceiro durante o tempo de duração da união.

Parte 5: Benefícios

Explique claramente quais serão os benefícios que você dará em troca pela parceria e suas expectativas caso a união seja efetivada. Agora que você aprendeu como elaborar a sua parceria, é hora de arregaçar e colocar as suas ideias no papel. 

E falando em parceria, conte com a gente aqui na Cora! Nosso compromisso é tornar mais fácil e descomplicada a vida de quem empreende. Já conhece nossa Conta PJ? Com ela você tem diversos benefícios numa plataforma moderna e 100% gratuita. Vem conhecer! 🙂

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.