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Quais são os produtos mais vendidos no Dia das Mães? Confira as tendências para 2023

6 de abril de 2023
produtos mais vendidos no dia das mães

Saber quais são os produtos mais vendidos no Dia das Mães pode contribuir para aumentar o fluxo de vendas no seu negócio nessa época do ano. 

Preparamos este conteúdo para listar os itens queridinhos dos filhos que querem presentear as mamães e também, apresentar ideias sobre o que vender no Dia das Mães. Continue a leitura!

Leia também | Frases para vender no Dia das Mães: 8 opções para usar nas suas campanhas

Quais costumam ser os produtos mais vendidos no Dia das Mães?

Esqueça aquela ideia que mães querem ganhar somente produtos para casa, como eletrodomésticos, por exemplo. Nos últimos anos, cada vez mais, itens pessoais têm ganhado espaço entre este público na data comemorativa.

Segundo uma pesquisa do Mercado Ads em parceria com a consultoria Ipsos, as categorias dos produtos mais buscados para o Dia das Mães em 2022 foram:

  • Moda, roupas e calçados (51%); 
  • Beleza (44%); 
  • Celulares e acessórios (27%); 
  • Eletrodomésticos (24%); 
  • Moda esportiva (24%); 
  • Decoração (23%);
  • Itens de supermercados (7%).

 

E entre os itens mais desejados, o e-commerce do Mercado Livre revelou que os mais buscados para a data foram: pantufas, casacos, perfumes, relógios, bolsas, óculos e tênis, além de eletrodomésticos como micro-ondas e fritadeiras elétricas.

De acordo com outro levantamento, realizado pelo Índice Cielo de Varejo Ampliado no ano anterior (2021), os setores que tiveram melhor desempenho de vendas no Dia das Mães foram: 

  • Vestuário (220,5%);
  • Óticas e joalherias (136,6%);
  • Móveis, eletro e departamentos (72,3%);
  • Livrarias e papelarias (59,8%);
  • Cosméticos e higiene pessoal (53,2%);
  • Demais setores (26%).

 

Leia também | Como vender mais no Dia das Mães: 5 dicas práticas para faturar

O que vender no Dia das Mães? 

É verdade que existem negócios que oferecem produtos que têm mais a ver com o Dia das Mães. Mas é preciso saber que qualquer tipo de negócio, que vende qualquer tipo de produto, pode fazer uma campanha promocional nessa época do ano. 

Por exemplo, uma casa de carnes congeladas pode oferecer combos promocionais ou montar kits para um filho que queira cozinhar para a mãe no Dia das Mães. Uma loja de manutenção de veículos pode oferecer descontos para as mães durante todo o mês de maio. 

Ou seja, se a sua dúvida é o que vender no Dia das Mães, saiba que é perfeitamente possível trabalhar com os itens que já fazem parte do seu dia a dia. Mas, elaborando uma campanha para a festividade.

Claro que se você vender alguns dos itens mais buscados pelos consumidores para presentear as mães, pode ser que seu fluxo de vendas aumente ainda mais nessa época do ano. Mas ideias para vender no Dia das Mães não faltam!

De acordo com a pesquisa Behup “Dia das Mães” para CMI, do Portal Gente/Globo, considerando os segmentos que mais vendem no Dia das Mães, os dez produtos que são sucesso de compras entre os brasileiros para essa data são:

  1. Roupas
  2. Perfumes
  3. Chocolate/Doces
  4. Flores
  5. Calçados
  6. Acessórios
  7. Cremes hidratantes
  8. Cestas com guloseimas
  9. Vale-presente
  10. Eletrodomésticos

Como aumentar suas vendas no Dia das Mães

Agora que você já conhece os produtos preferidos dos consumidores e já teve algumas ideias para vendas Dia das Mães, vale a pena conferir como conseguir aproveitar a festividade para aquecer seu negócio.  

Afinal, de nada adianta colocar bons produtos e serviços no catálogo da sua empresa, se a empresa não estiver preparada para atender a demanda aquecida da época. Portanto, confira agora as dicas que separamos para você. 

  • Planeje com antecedência

Quem trabalha com vendas de produtos ou serviços, independentemente do segmento ou do tamanho da empresa, deve sempre buscar aproveitar as datas sazonais para aquecer as vendas. 

Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Dia das Crianças, Black Friday, são datas fixas no calendário, então é perfeitamente possível organizar seu negócio, pensar em campanhas específicas para cada data, e conseguir deixar tudo organizado com antecedência. 

  • Prepare-se para o aumento da demanda

Não adianta organizar uma campanha interessante para o Dia das Mães se seu negócio não conseguir, por exemplo, entregar o produto a tempo para o cliente por conta da alta demanda. 

Se isso acontece, sua empresa teve um sucesso e um fracasso ao mesmo tempo. Afinal, vendeu muito, o que é bom, mas decepcionou o cliente oferecendo uma experiência negativa por conta do atraso, o que é péssimo.

Faz parte da organização da sazonalidade deixar tudo funcionando para atender bem o aumento da demanda. Assim, por exemplo, se você tem uma loja online, avalie se está tudo funcionando perfeitamente bem, se seu estoque está disponível, se a logística está redonda. 

  • Divulgue as ações

Tudo organizado, empresa preparada, produtos interessantes disponíveis. Mas, se ninguém souber das ações do seu negócio dificilmente suas vendas irão aumentar no Dia das Mães. 

É preciso divulgar o que você está oferecendo para a data. Assim, promova suas ofertas do Dia das Mães nas redes sociais da sua empresa. Envie um catálogo especial em grupos do Facebook ou Whatsapp. 

Leia também | Como vender no Whatsapp em 10 dicas infalíveis

  • Ofereça outros serviços para seus clientes

Personalização de itens, embalagens customizadas, cartões com a temática do Dia das Mães podem ser oferecidos aos clientes que adquirirem produtos nessa época do ano. 

Tudo isso faz parte de entregar uma boa experiência ao consumidor. No próximo ano, as chances dele lembrar da sua empresa nessa mesma data aumentam consideravelmente. 

  • Tenha um bom atendimento e diversifique a forma de pagamento 

Além de dinheiro, cartão de débito, crédito, é importante aceitar outras formas de pagamento. Pix, por exemplo, ou até mesmo boleto bancário, pode ser interessante e ampliar o alcance a clientes em potencial. 

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Disponibilizar várias formas de pagamento é, inclusive, uma maneira de oferecer também um bom atendimento. Mas, claro, tirar dúvidas, tratar os clientes de forma respeitosa, estar disponível também no pós-venda é regra sempre para quem lida com o público. 

Lembre-se também que presentes, dependendo do segmento, podem ser trocados. Isso significa que logo após o Dia das Mães, a procura por este tipo de atendimento pode aumentar. Atender bem pode ajudar a vender mais até mesmo após a festividade. 

Leia também | Vendas pela internet: 10 dicas para obter sucesso 

E agora que você já sabe quais são os produtos mais vendidos no Dia das Mães e descobriu como pode aumentar suas vendas nessa época do ano,  fique à vontade para conhecer todos os serviços que a Cora oferece para quem empreende.

Até a próxima e bons negócios!  

Por Equipe Cora
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