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Como amenizar os prejuízos financeiros de um feriado para a empresa?

13 de fevereiro de 2023
comércio fechado no feriado

Os feriados são períodos de descanso e comemoração para muita gente. Mas, para as empresas, eles podem representar uma série de desafios e prejuízos financeiros. 

Um estudo recente feito pela Confederação Nacional do Comércio mostrou que cada feriado custa quase três bilhões de reais ao varejo — considerando apenas despesas trabalhistas e vendas perdidas. Em 2023, segundo a CNC, o prejuízo total deve superar os 23 bilhões e meio.

O fato é que, quando os colaboradores se ausentam ou as atividades são interrompidas, as empresas podem sofrer uma queda importante na produtividade. 

Além disso, para muitos setores, os feriados também podem gerar uma grande redução da demanda por determinados produtos e serviços. 

Mas, então, como reduzir os prejuízos de um feriado na minha empresa?

Apesar de tudo isso, existem algumas medidas que as empresas podem adotar para minimizar esse impacto. A seguir, vamos falar sobre algumas delas. 

Considere flexibilizar os horários de trabalho

A primeira coisa a se considerar é a flexibilidade da jornada de trabalho da sua equipe. 

Permitir que os funcionários trabalhem em horários diferentes ou aproveitem folgas adicionais antes ou depois dos feriados pode ajudar a garantir que a empresa continue funcionando sem interrupções, por exemplo. 

Além disso, se você prefere que a empresa continue funcionando aos feriados, é importante ter equipes de suporte definidas com antecedência para garantir a continuidade dos negócios mesmo quando muitos funcionários estiverem ausentes.

Assim, seus colaboradores também poderão programar seus períodos de descanso com mais tranquilidade, o que contribui para a manutenção do bem-estar do time. 

Faça um planejamento financeiro considerando um cenário de vendas baixas

As empresas também devem ajustar o planejamento financeiro para os feriados, a fim de garantir que possam lidar com maiores quedas no faturamento ou interrupções das atividades. 

Na prática, esse planejamento inclui fazer reservas financeiras maiores para lidar com possíveis perdas sem grandes dificuldades nas semanas ou meses seguintes. 

Leia também | Como fazer uma reserva de emergência para a sua empresa?

Invista em estratégias para alavancar as vendas antes dos principais feriados 

Para compensar uma possível queda nas vendas durante os feriados, você pode planejar promoções especiais antes dessas datas e caprichar na divulgação dessas ofertas para os clientes. 

É importante lembrar que algumas datas comemorativas, como o Natal, o Dia das Mães e dos Pais e o Dia das Crianças, por exemplo, costumam movimentar o comércio e, em seguida, o consumo tende a diminuir. Por isso, uma boa estratégia é tentar aumentar o faturamento da empresa antes do período de recesso. 

Outra alternativa que pode ser interessante para fortalecer o seu capital de giro depois de períodos de vendas mais baixas é antecipar os recebíveis da sua empresa, ou seja, solicitar o recebimento adiantado das vendas a prazo que você já realizou. 

Para entender melhor como isso funciona, confira este conteúdo sobre como a antecipação de recebíveis pode fortalecer o fluxo de caixa da sua empresa

Vai fazer uma pausa? Comunique os seus clientes

Se você decidir que fechar as portas durante o feriado é a melhor estratégia, lembre-se de informar isso aos seus clientes em todos os canais de comunicação — e, claro, dizer quando vai voltar. 

Isso ajuda a evitar maiores frustrações para os clientes que entrarem em contato com a sua empresa e aumenta as chances de eles voltarem a te procurar para fazer negócio depois do feriado. 

Na prática, isso significa uma perda menor de oportunidades de vendas mesmo com o recesso. 

Esperamos que este conteúdo ajude você a planejar os próximos feriados na sua empresa com mais tranquilidade. Independentemente das decisões tomadas, desejamos que este período traga ótimos resultados para o seu negócio e que você conte com a Cora para alcançá-los. Até a próxima! 

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Por Flávia Marques
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