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Marketing para Instagram: 6 passos para sua empresa começar

11 de maio de 2022
marketing para instagram

Adotar estratégias de Marketing para Instagram nunca foi uma preocupação tão grande entre as empresas. E não é à toa. Você sabia que o brasileiro passa em média cinco horas por dia nas redes sociais e 90% das pessoas do Instagram seguem uma empresa?

Há alguns anos, o Instagram era uma rede social com foco no compartilhamento de fotos pessoais: lembra dos tempos das fotos de pratos de comida que viraram febre? 

Pois é. A rede social se popularizou no país e atualmente as empresas usam esse canal para interagir com seus clientes e trazer resultados para negócios de pequeno, médio ou grande porte. 

Bora ter mais liberdade para explorar aquilo que você faz de melhor no seu negócio com essa ferramenta? Então, vem conferir este conteúdo que preparamos aqui na Cora. 

Nele vamos dar dicas de marketing digital no Instagram, marketing de conteúdo, Instagram for Business, técnicas de fotos, vídeos e stories, tipo de conteúdo a ser abordado e várias outras dicas para fazer o seu negócio brilhar – e bombar no Instagram 🙂

Marketing para Instagram: como sua empresa pode começar?

Conhecer os produtos e serviços que a sua empresa disponibiliza é essencial. Partindo disso, é preciso entender quem é seu público-alvo é essencial para você “dar o tom” certo para a sua campanha e fazer todo o direcionamento do marketing digital.  

Marketing digital no Instagram em seis passos: 

1. Conheça bem os recursos que o Instagram dispõe para gerar conteúdo

Caso você não esteja bem familiarizado com essa rede social, a primeira dica é a de você criar um perfil-teste para aprender todas as funcionalidades: como publicar fotos, vídeos, Stories, Reels, aplicar efeitos e filtros etc.

No YouTube você pode encontrar excelentes tutoriais que vão te ajudar em cada uma dessas funções. Feito isso, é hora de criar o perfil do seu negócio e instalar o “Instagram for Business”. 

O Instagram for Business, que em português quer dizer “Instagram para negócios” é uma conta empresarial da rede social que possui um conjunto de ferramentas. 

Nela você poderá fazer uma apresentação de perfil comercial do seu negócio, criar anúncios e ainda acessar diversos dados dos seguidores desse perfil – gênero, idade, localização e horários de acessos ao aplicativo, alcance e engajamento das publicações – e vender diretamente em uma loja virtual no Instagram

2. Usando o Instagram for Business

Criar um perfil comercial permite que você use mais recursos na rede social. O Instagram for Business conta com espaço para colocar diversas informações sobre o seu negócio e atrair mais pessoas.

Em “Contato”, há informações importantes que você poderá inserir, como por exemplo: 

  • Inserir um link para o site do seu negócio ou mesmo para outras redes sociais; 
  • Montar a “Bio” do seu produto/serviço (aquele “resuminho” que fica logo abaixo da identificação do perfil); 
  • Inserir um botão que direciona seu cliente direto para o WhatsApp da sua empresa.

Outra possibilidade do Instagram for Business é acompanhar a sua estratégia de marketing analisando as chamadas “métricas”: alcance das suas publicações, impressões, compartilhamentos, quantidade de vezes que a publicação foi salva, dentre outros comportamentos do seu conteúdo e a interação deles com o seu público-alvo. 

Também há vantagens para acompanhar os dados dos stories. Assim é possível verificar quantos usuários visitaram o perfil, clicaram em links de contato etc. 

3. Analisando seu tráfego

No Marketing Digital, o tráfego é a quantidade de pessoas que “transitam” pelo seu site ou rede social. No marketing para Instagram, analisar esses dados é fundamental para você entender o quanto suas publicações estão “aderentes” – em outras palavras, o quão atrativo está o conteúdo que você produz e veicula por lá.

Falando em veiculação para atrair mais tráfego, isso pode ser feito de duas formas: 

  • Via tráfego “pago”, quando você investe dinheiro no Instagram para ele levar o seu anúncio para o maior número possível de pessoas ou;
  • Orgânico: quando seus visitantes chegam até você de maneira espontânea, sem que seja necessário desembolsar dinheiro para isso. 

Atrair tráfego de maneira orgânica é sempre o ideal. Mas, neste caso, serão necessárias estratégias de marketing para que ocorra o engajamento de suas publicações com o público-alvo – algo que vem no médio/longo prazo. 

4. Acertando o Marketing no Instagram: dicas para aumentar seu tráfego orgânico

 

  • Procure produzir e publicar fotos e vídeos de ótima qualidade;
  • Crie publicações inovadoras – use e abuse da criatividade;
  • Poste diariamente – tenha um planejamento e um cronograma de publicações bem acertadinho;
  • Use os Stories à vontade – só cuidado para não postar demais e tornar seu conteúdo excessivo (um fenômeno conhecido como “overposting”); 
  • Explore os recursos do Instagram: caixa de perguntas, enquetes, stickers, entre outros;
  • Nada de “Clique aqui”ou “Arrasta pra cima”: aposte em chamadas menos diretas ou “batidas” – “Saiba Mais”, “Conheça” ou “Descubra” são boas alternativas;
  • Fique por dentro da hashtags: Há um site que aponta as # mais utilizadas e pode ajudar você a gerar tráfego (top-hashtags.com). Outra dica é pesquisar nos concorrentes, quais hashtags estão gerando engajamento.
  • O mais importante: interaja com o público. Curta e responda aos comentários nas postagens, responda às mensagens que são enviadas com rapidez. Agite a comunidade que você criou.

5. Conhece a “Estratégia 80/20”?

Além da qualidade das fotos e vídeos no seu feed e stories, o marketing para o Instagram segue uma regrinha conhecida como “80/20”.

Nesta técnica, 80% das suas postagens deverão ser de conteúdos gratuitos para o público; apenas 20% deverá estar diretamente relacionada sobre a marca e o que ela oferece. Mas o que isso quer dizer? Veja alguns exemplos: 

  • A Disney não vende uma viagem: ela cria contato com um mundo mágico;
  • A Coca-Cola não vende um refrigerante: ela estimula o compartilhamento de momentos especiais com quem se gosta;

Percebeu a diferença? Essas marcas não deixam de anunciar seu produto. Elas romantizam, criam experiências que serão proporcionadas por elas ao público-alvo. 

6. Retenção: cuidando da permanência do seu cliente no seu perfil

Quanto mais tempo o seu cliente permanecer no perfil do Instagram do seu negócio, melhor. Mas nem sempre essa quantidade de tempo é a medida mais importante. Para aumentar sua audiência, é fundamental que você invista na qualidade das suas publicações.

Para isso, você pode usar:

  • No recurso “Carrossel” você pode criar uma sequência de imagens dispostas, para mostrar diferentes características do seu produto ou serviço;
  • Mantenha Stories em destaque: depoimentos de clientes, fotos ou vídeos explicativos, tabelas de preços etc., são bons conteúdos para ficarem fixos no seu perfil; 
  • Interaja com seu cliente: converse no Direct, faça enquetes, aposte em bons links.

 

E aí? Viu só como o Instagram pode ser uma bela ferramenta para o marketing digital do seu negócio? 

O quê? Vai empreender e ainda não montou a sua estratégia para aparecer e vender online? Então, vem aqui que esse conteúdo é pra você: Marketing Digital para empreendedores: 5 passos para montar uma estratégia.

 

Por Equipe Cora
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