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14 ferramentas do Google para empresas que você precisa conhecer

24 de julho de 2020
ferramentas do google

Todo mundo, quase todos os dias, usa algum dos diversos produtos e ferramentas do Google, seja para busca, emails, publicidade e até mesmo como sistema operacional no caso dos celulares Android.

Mas já pensou em usar o Google para negócios? Incentivamos você a pensar. Porque muito mais do que um buscador, o Google possui várias ferramentas que podem te ajudar a melhorar processos do dia a dia e também traçar estratégias eficientes de Marketing Digital.

Na verdade, é quase impossível falar de marketing digital sem mencionar o Google como o principal canal para geração de tráfego e captação de clientes. 

Para pequenas e médias empresas, o Google também oferece muitos serviços gratuitos e pagos para apoiar empreendedores. 

Neste post selecionamos 14 ferramentas do Google que você, empreendedor,  precisa conhecer:

1. Google Meu Negócio

Com a conta do  Google Meu Negócio, você tem muito mais que uma ficha com as informações da sua empresa, este é um recurso que permite que você se conecte com os clientes na Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita.

Você pode estar se perguntando qual a utilidade prática disso para um pequeno negócio? Bem, “perguntar ao Google” virou um hábito para a maioria dos usuários da internet. Portanto, muitos destes clientes potenciais usarão o motor de busca para encontrar a sua empresa de alguma forma.  

Também é um canal que sua empresa pode usar para gerir a relação com os seus clientes, com a publicação de promoções, eventos e novidades, e também ser encontrado quando alguém deseja saber sua localização.

Leia também | 5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

Ah, outro recurso importante e atrativo é a seção de comentários, em que seus clientes podem deixar uma avaliação. Graças a elas, futuros clientes podem ficar mais seguros em consumir seus produtos e serviços.

Mais de 100 bilhões de pesquisas são realizadas no Google todos os meses. Portanto, se sua empresa não puder ser encontrada nele, você estará perdendo uma grande oportunidade de negócio.  E o Google My Business é uma ótima maneira de começar a criar sua presença digital, gerar mais visitas virtuais e até mesmo presenciais à sua empresa.

2. Planejador de palavras-chave do Google

O  Google Keyword Planner, como o próprio nome nos sugere, é uma ferramenta que auxilia no planejamento de palavras-chave para serem abordadas na sua estratégia de Marketing Digital.

Essa ferramenta ajuda a encontrar as palavras-chave certas para ideias de conteúdo e  campanhas, mostrando: 

  • Lista de termos mais relevantes para o seu negócio;
  • Média mensal de pesquisas; 
  • Nível de concorrência; 
  • Lance sugerido (para anunciantes).

Com a escolha certa de palavras-chave a chance de sucesso nas suas estratégias de Marketing Digital é muito mais alta. Ao usar o Google Keyword Planner para te ajudar nisso, você consegue definir com confiança as melhores palavras-chave para o seu tipo de negócio. 

Leia também | SEO para médias empresas: como escolher as palavras-chave certas

3. Google Ads

O Google Ads  tem um conceito  bastante simples: permitir que empresas anunciem online, nos resultados de busca do Google e em sites parceiros, diretamente para um público relevante para os negócios. 

Significa que o Adwords te ajuda a anunciar o seu produto/ serviço (ou conteúdo!) para pessoas que estão pesquisando por ele e estão potencialmente interessadas.

Como a base de cada busca feita no Google são as palavras-chave, que você define por meio do Keyword Planner        (ferramenta que explicamos no tópico acima), cada empresa tem a oportunidade de utilizar termos do seu próprio negócio e criar anúncios segmentados com base nesses termos relevantes para o negócio.

Há duas possibilidades para as empresas anunciantes: usar a rede de pesquisa ou a rede de display.

  • Rede de Pesquisa do Google

Nada mais é que a página que exibe resultados de busca. Nela são impressos anúncios de texto que, como explicamos acima, são correspondentes ao que os usuários procuram. Essa rede é mais indicada para anúncios com objetivo de resposta direta (estimular o público a uma tomada de decisão imediata). Indicamos para você esse vídeo explicativo do Google com todos os detalhes. 

  • Rede de Display

A diferença dessa rede é o formato no qual são impressos cada anúncio — ao invés de texto, utiliza-se imagens — ela é mais indicada para trabalhar a marca e branding da empresa. Além disso, os espaços dedicados aos banners são distribuídos em sites parceiros do Google — geralmente os grandes portais de conteúdo. Confira esse vídeo explicativo do Google com mais informações.

 

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Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

 

4.  Google Forms (formulários do google)

Você pode usar frequentemente o Google Docs, Planilhas e Apresentações, mas poucas pessoas usam essa maravilhosa ferramenta gratuita:  Google Forms

Google Forms é uma ferramenta basicamente usada para fazer pesquisas. Com ela você consegue criar um questionário com campos customizáveis. O Google cria depois uma aba de resultados com tudo compilado, tabulado e contextualizado (Lindo!).  Na Cora, por exemplo, usamos para fazer pesquisas e coletar feedback de vocês, empreendedores, que são nossos clientes. 

É uma maneira simples e eficiente de coletar dados usando formulários on-line. Existem muitos casos de uso – manutenção de leads de vendas, realização de pesquisas curtas, realização de testes de entrevistas etc. 

tecnologia goolge forms

5. G Suite: para empresas de varejo

Talvez você ainda não tenha ouvido falar do G Suite para empresas de varejo. Essa solução gratuita oferece um conjunto de ferramentas de produtividade para auxiliar varejistas a simplificar a rotina com seus parceiros, com o objetivo de envolver os clientes mais rápido, seja vendendo roupas, alimentos ou móveis.

A ferramenta ainda agiliza o lançamento de produtos melhorando a colaboração e o gerenciamento de tarefas.

ferramentas do google para marketing

 

6. Google Analytics

O Google Analytics é uma ótima ferramenta gratuita que nos dá informações valiosas sobre os visitantes do nosso site. Você pode gastar algum tempo aprendendo como usá-lo e obter algumas informações realmente úteis sobre o comportamento da sua audiência.

Afinal, todo mundo fica feliz quando os leads fluem de maneira consistente, mas precisamos descobrir a origem do tráfego, em quais páginas eles gastam seu tempo, sua localização, entre outros dados importantes.

Leia também | Como posicionar sua loja na primeira página do Google

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7. Alertas do Google

Na Cora, precisamos nos manter atualizados constantemente com as últimas notícias do universo financeiro das pequenas e médias empresas. Para isso, contamos com os Alertas do Google

Este serviço gratuito muito útil do Google envia um alerta por e-mail sempre que alguma notícia sobre o tópico de seu interesse aparecer na internet. Com isso, você pode ficar atualizado sobre as novidades do seu setor e até acompanhar seu concorrente! 

Por exemplo, você pode se inscrever para ser notificado sempre que alguém mencionar sua empresa, produtos, executivos ou seus concorrentes. É super simples de usar – você só precisa adicionar um tópico ou frase de pesquisa e criar um alerta.

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8. Google Trends

O Google Trends  pode ser uma ótima ferramenta para ajudar você a monitorar as tendências do seu setor. Ele permite avaliar a popularidade de determinados termos, compará-los com outras variações de palavras-chave, analisar como a popularidade deles varia ao longo do tempo e em diferentes regiões do país e do mundo.

Google Trends é uma ótima ferramenta complementar na sua estratégia de Marketing Digital. Isso porque toda empresa precisa evoluir com os novos tempos. Você precisa identificar que tipo de linguagem é tendência e se possível aplicar em sua estratégia de comunicação. Para quebrar o bloqueio de criatividade com dados precisos, o Google Trends entra como a solução ideal para criar anúncios e conteúdos com mais potencial de engajamento e venda. 

9. Pense com o Google

O Think With Google Brasil é um local agradável, onde você pode ter acesso a informações do seu setor, artigos úteis,  ideias, tendências, inspirações criativas, pesquisa e inteligência de mercado. 

Este site é atualizado constantemente com vários conteúdos úteis que você pode usar para expandir seus negócios.  Ele também possui uma coleção de campanhas criativas de anúncios dos quais você pode se inspirar.

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10. Google Shopping Ads

O Google Shopping Ads (também conhecido como Product Ads) funciona como uma espécie de agregador de lojas.  É bem provável que você já tenha visto o Google Shopping Ads, pois eles normalmente aparecem quando você está buscando algum produto no Google.

Com essa ferramenta você  pode anunciar produtos no próprio Google e criar uma conexão com a sua loja. Assim, os produtos e preços da sua loja ficam sempre atualizados no topo da página de buscas.

Por exemplo: vamos supor que você esteja procurando por um fone de ouvido. Após realizar buscas no Google, ele começa a mostrar — antes mesmo dos resultados orgânicos — anúncios de fones que estão à venda pela web.

Esses anúncios pertencem ao Google Shopping Ads e costumam ser bem eficazes por mostrarem uma boa imagem do produto e também o preço.

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11. Hangouts para empresas

O Google Hangout começou como uma plataforma de comunicação simples para indivíduos, mas com seu poderoso recurso de videoconferência, mais e mais empresas começaram a usá-lo, principalmente após o início da covid-19 que trouxe a necessidade de ferramentas para o  trabalho remoto. 

Com essa ferramenta gratuita, você pode fazer uma videoconferência com seus clientes de outras cidades ou mesmo do exterior, apresentar um webinar para seus usuários, entrevistar candidatos e até realizar reuniões de grupo.

 12. Google Agenda para empresas

O Google Agenda permite marcar compromissos e enviar convites automaticamente para todos os participantes de um evento ou reunião. 

Não é apenas  uma ferramenta para acompanhar suas reuniões. Possui muitas funções ocultas que podem melhorar sua produtividade, já que é possível inserir lembretes. O compartilhamento da agenda também torna mais fácil conjugar o tempo que as pessoas têm disponíveis para fazer uma reunião da equipe. 

Se no seu negócio, por exemplo, você precisa realizar demonstrações de produtos todos os dias, com o Google Agenda, poderá configurar horários para que seus clientes possam agendar a demonstração com facilidade.

Você pode criar calendários diferentes para diferentes finalidades (específicos para uma equipe, etc.), agendar reuniões com grupos usando, adicionar um Hangout do Google ao seu evento,, sincronizar no seu CRM e muito mais.

13. Google Keep

Existem inúmeras ferramentas para gerenciar notas como o Evernote e o OneNote. No entanto, o Google Keep é uma ferramenta leve e super fácil que é útil ao gerenciar tarefas diárias.

A melhor parte do Google Keep é sua integração nativa com outros serviços do Google. Possui um sistema espetacular para definir lembretes que se vinculam diretamente a outros serviços do Google.

Por exemplo, você pode criar uma anotação no Keep e pedir ao aplicativo para lembrá-lo em uma data e hora específicas ou mesmo quando você estiver em um determinado local (por exemplo, no escritório de um cliente ou na mercearia). Quando chegar a hora ou o local apropriado, você receberá uma notificação no telefone e na Caixa de entrada.

14. Google Drive 

Não podíamos deixar de mencionar o Drive – G Suite, o serviço de armazenamento e sincronização de arquivos do Google na nuvem. 

Você pode fazer o upload de qualquer arquivo e converter determinados tipos de arquivos em um formato Google, como documentos, planilhas ou apresentações. Todos esses documentos têm funcionalidades de colaboração para realizar revisões, correções, deixar sugestões e comentários de atividades e tarefas. 

Com o Google Drive, o trabalho fica muito mais produtivo e dinâmico, pois você tem acesso rápido às informações que precisa e não corre o risco de perder trabalhos importantes, já que toda informação é criptografada e fica armazenada em local seguro.

Estes tipos de arquivo não ocupam espaço no seu computador ou celular e o aplicativo permite 30GB de armazenamento de arquivos ou espaço ilimitado, dependendo do plano contratado.

Pronto para começar usar as ferramentas do Google no seu negócio?

Nossa lista poderia continuar facilmente, pois o Google oferece várias outras ferramentas e serviços, mas fizemos uma curadoria e selecionamos as que podem ser mais eficientes para empreendedores.

Tente explorar essas oportunidades e veja sua produtividade e visibilidade online melhorar.

E agora que você conhece novas ferramentas e tecnologias que podem ajudar a impulsionar seu negócio, aproveite para conhecer a Conta Digital Cora, desenvolvida especialmente para empreendedores como você. Com ela já é possível emitir boletos gratuitos e ilimitados para seus clientes, realizar transferências para qualquer banco, fazer pagamento de contas de consumo e tem muito mais por vir. Experimente!

 

Por Equipe Cora
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