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Como vender no Whatsapp em 10 dicas infalíveis

6 de julho de 2020
Como vender no Whatsapp

Mais do que uma ferramenta para entreter e socializar o WhatsApp se tornou um meio de impulsionar ideias de negócios, o que faz muitos empreendedores buscarem alternativas de como vender no WhatsApp.

Não à toa, a plataforma de mensagens instantâneas é o aplicativo para smartphones mais utilizado pelos brasileiros.

Os números são impressionantes: são 42 bilhões de mensagens trocadas entre usuários todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos existentes na plataforma. Pesquisas apontam que uma pessoa normal visualiza a sua conta no WhatsApp de 70 a 150 vezes no dia.

No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas estão usando o whatsapp. É como se 1 a cada 2 brasileiros usassem o aplicativo. O potencial de mercado para vendas utilizando esse aplicativo é enorme. E sua empresa não pode ficar de fora. 

Neste artigo, vamos falar sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de vendas, com dicas valiosas que vão te ajudar a aproveitar o máximo potencial da plataforma. Acompanhe!

10 dicas para começar a vender no WhatsApp

Quer começar a  vender no WhatsApp mas não sabe por onde começar? Listamos, a seguir, algumas dicas práticas que vão te ajudar a implementar este novo canal de vendas:

1. Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito para download e desenvolvido especialmente para os proprietários de pequenas empresas. Por meio dele, é possível criar um catálogo para exibir seus produtos e serviços, além de automatizar o atendimento ao seu cliente.

Com um perfil comercial, o usuário que conversa com você sabe que está falando com uma empresa. Além disso, você conta com uma interface diferente, incluindo sugestões de mensagens automáticas como resposta, algo como “Olá! Como posso ajudar?”.

Além disso, você pode criar um perfil comercial com informações úteis para seus clientes, como seu endereço, descrição da empresa, endereço de e-mail e site.

Outro recurso interessante da versão business  do aplicativo são as métricas, que informam o número de mensagens enviadas, recebidas e lidas. Esse tipo de acompanhamento é muito importante para medir a eficácia de uma campanha de vendas no WhatsApp.

Vale experimentar tudo o que ele oferece, até mesmo como forma de profissionalizar o seu negócio.

Veja o passo a passo para criar um perfil comercial no WhatsApp:

  • Instale o WhatsApp Business em seu celular. Toque em “Concordar e continuar” e, em seguida, em “Continuar”. O aplicativo solicitará algumas permissões. Toque sempre em “Permitir”.
  • Insira o número de telefone (com DDD) da sua empresa e toque em “Avançar”. Confirme o número e toque em “Continuar”.
  • Insira o nome da sua empresa e foto de perfil e toque em “Avançar”. Uma mensagem informa que, posteriormente, não será possível alterar o nome. Toque em “OK”.
  • Em seguida, clique em Configurações > Perfil e insira as informações da sua empresa: Nome, foto, horário de funcionamento, endereço e site, se houver.

2. Use um número profissional

Assim como não é viável misturar as finanças pessoais e as jurídicas, também não é interessante utilizar o seu número pessoal para realizar vendas pelo WhatsApp. 

Mesmo que você já tenha um número razoável de contatos no seu telefone pessoal, vale migrar para um novo número, exclusivo para o seu negócio. Isso garante mais profissionalismo e credibilidade para sua empresa.

Além disso, você consegue controlar melhor o horário de atendimento da sua empresa, sem interferir na sua rotina pessoal. Basta informar que aquele número só fica ativo em período comercial, por exemplo.

É possível utilizar o seu WhatsApp pessoal e o comercial no mesmo telefone, mas se possível utilize um aparelho próprio para a empresa para facilitar a rotina de atendimento.

3. Aposte na função catálogo

Desde 2019, o WhatsApp Business oferece a opção catálogo para os usuários brasileiros. A ferramenta permite que os clientes vejam os produtos e serviços disponíveis na loja, bem como descrição e valores. Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico, principalmente para o empreendedor que ainda não possui site próprio.

Para usar o recurso, basta acessar a opção “catálogo” nas configurações da conta e realizar os cadastros. Você pode inserir uma imagem, nome, preço, descrição e link, caso você já tenha uma loja online.

Leia também | 5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

4. Crie uma lista de contatos

Depois de deixar o perfil da sua empresa completo e atrativo, chegou o momento de criar uma base de contatos. Você pode utilizar sua base atual e conquistar novos contatos em outros canais, como as redes sociais. 

Se você ainda não tem uma página do seu negócio no Facebook e no instagram, por exemplo, essa pode ser uma ótima oportunidade para começar a aproveitar todo o potencial dessas redes. (Publicamos um post recentemente com passo a passo de como criar um perfil profissional em cada uma delas. Leia aqui)

Você pode aproveitar esses canais para divulgar seus produtos e serviços, além do seu número de WhatsApp. Uma forma prática de compartilhar e divulgar o número do seu WhatsApp profissional é gerar um link personalizado.

Para criar o seu, acesse o Whatsapp Business, vá em “configurações” e clique em “link curto”. Lá você consegue criar uma mensagem padrão para seus clientes. 

Com criatividade e inteligência, você explora o melhor de cada plataforma e otimiza seu plano de vendas pelo WhatsApp. Uma excelente estratégia é a da recompensa digital, em que você oferece algo em troca do contato. 

Tem algum conhecimento específico pra compartilhar? Consegue oferecer uma amostra grátis ou um teste do seu produto? Essas são ótimas opções para presentear quem demonstrou um interesse inicial no seu negócio. Lembre-se de que conseguir o contato de um potencial cliente é muito valioso para o seu negócio.

 

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Leia também | Como vender nas redes sociais – o guia completo

5. Utilize listas de transmissão e não grupos

Um grande erro de empresas que desejam vender no WhatsApp é criar grupos com todos os contatos para divulgar seus produtos, serviços e promoções.

Como você deve saber, um grupo reúne usuários interessados em um determinado assunto, possibilitando a troca de conteúdo entre eles justamente sobre o tema em questão.

Não é algo que se aplica a uma empresa, portanto. Esse tipo de estratégia só irá cansar a sua base de contatos e trazer um efeito contrário.

A boa notícia é que existe uma possibilidade de enviar uma mesma mensagem para vários usuários de uma só vez, sem precisar encaminhá-la. A dica é usar uma lista de transmissão para divulgar a chegada de novos produtos ou anunciar promoções. Com ela, a conversa com cada usuário ocorre em janela individual. Ou seja, se alguém responder, só você irá receber.

Para criar a lista basta ir em “conversas” e clicar em lista de transmissão no canto superior esquerdo. Em seguida, basta selecionar os contatos que deseja colocar nela, escrever a mensagem e enviar.

6. Crie um cronograma de mensagens

Ao criar a sua lista de contatos você terá potenciais clientes nos mais variados estágios.

Enquanto alguns terão o primeiro contato com o seu negócio, outros podem ser clientes fiéis prontos para comprar novamente.

Cada um de seus contatos está em uma etapa do funil de vendas e cada uma merece uma abordagem específica. Portanto, não basta apenas encaminhar a mesma mensagem para todas as pessoas. É preciso respeitar as suas particularidades e, principalmente, o momento da relação com o seu negócio.

Para começar, vale a pena criar listas segmentadas para contatos novos e antigos e criar mensagens específicas para cada uma delas.

7. Dê uma atenção ao conteúdo das mensagens

Se você deseja ter um resultado efetivo nas suas vendas no WhatsApp é preciso dar uma atenção especial ao que você irá compartilhar com a sua lista de contatos. 

Não basta apenas criar o perfil da sua empresa e começar a postar informações sobre o seu negócio. Mais do que um canal de venda, o Whatsapp é um canal de relacionamento. Por isso, é essencial disponibilizar conteúdos de valor ao seu público.

Digamos que você possui uma loja de produtos naturais, o seu possível comprador provavelmente irá se interessar por dicas para uma vida mais saudável ou sobre as propriedades medicinais de substâncias naturais, por exemplo. 

Em um perfil de uma loja de roupas, por que não oferecer dicas de como combinar cores e falar sobre as tendências de moda para a estação? Essa é uma oportunidade de atrair a atenção do seu possível comprador e trazer visibilidade para os seus produtos e serviços.

8. Crie uma campanha de vendas

Muita gente imagina que as vendas pelo WhatsApp são individuais, onde você convence o cliente individualmente sobre o seu negócio, o que não é verdade. Por isso, crie uma série de mensagens persuasivas para vender o seu produto/serviço para os seus clientes.

Para esse tipo de campanha vale a pena pensar em promoções e benefícios exclusivos para os contatos do WhatsApp. Lembre-se de manter essa lista sempre engajada.

9. Dedique tempo para o atendimento 

Um dos maiores erros das empresas que investem no WhatsApp é não dar uma atenção integral para a ferramenta. É muito comum perder o controle do atendimento com a rotina diária, mas seus futuros clientes não podem ficar sem resposta

Portanto, treine uma pessoa do seu time para o atendimento no WhatsApp e se não for possível, reserve alguns períodos durante o dia para responder as mensagens. 

10. Utilize o WhatsApp Web

Por melhor que seja a sua habilidade de digitação no celular, não há por que dispensar uma facilidade como o WhatsApp Web.

Esse é um serviço que possibilita a você abrir e gerenciar o aplicativo por uma janela em seu navegador na internet, pelo computador. Fica muito mais simples acompanhar as conversas com os clientes, enviar e receber arquivos, sem precisar ficar com o smartphone na mão.

Para utilizar o WhatsApp Web, basta clicar aqui e seguir as recomendações.

E então, o que achou do artigo? Você já utiliza o WhatsApp para fazer vendas? Compartilhe suas dúvidas e experiências com a gente nos comentários.

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Por Vanessa Ferreira
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