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Como começar a vender em marketplaces? Passo a passo

15 de abril de 2020
marketplaces

Em meio ao crescimento exponencial de casos do COVID-19 em diversos países, foram adotadas diversas medidas para a contenção do vírus, entre elas, o isolamento social e fechamento de estabelecimentos comerciais. Isso, sem dúvidas, tem causado grandes impactos em aspectos sociais e  econômicos.

Neste cenário, adaptações foram necessárias: empresas adotaram o trabalho remoto e digitalização de operações, por exemplo. Mas, e quanto aos lojistas que atuam somente em instalações físicas?

Para minimizar os impactos da crise, empresas de diversos portes e segmentos estão considerando adaptar suas operações ao ambiente digital. Um exemplo disso é a possibilidade de vender em marketplaces, que se tornou uma estratégia para ampliar as chances de sobrevivência desses negócios.

A seguir, entenda como funciona essa modalidade de comércio eletrônico e como começar a vender em marketplaces.

 

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Marketplace: alternativa para iniciar sua presença digital

Antes de qualquer coisa, é preciso entender como funciona este modelo de negócio. Vender em marketplaces proporciona diversas oportunidades para quem quer aumentar a visibilidade de seus produtos e estreitar o contato com os clientes.

Isso porque os lojistas podem comercializar seus produtos em sites já consolidados, ou seja, é possível utilizar toda a estrutura de marketing e tecnologia destas marcas para atrair o seu público e gerar novos negócios.

Além disso, nas vendas pelo marketplace, não é necessário dispor de nenhum investimento inicial para começar a operar. Nesse caso, a única cobrança diz respeito à porcentagem de comissão a cada pedido realizado, que pode variar entre 10% e 30% do produto.

Por outro lado, é preciso cautela antes de fechar parceira com uma plataforma de marketplace. Veja, a seguir, como escolher o melhor parceiro e o passo a passo para implementar na sua empresa.

 

4 passos para começar a vender em marketplaces

Agora que você já sabe o que é marketplace e as principais vantagens, confira o passo a passo que levantamos em parceria com o E-commerce Brasil para começar a operar por meio dessas plataformas:

 

1. Pesquise e escolha o parceiro ideal

O primeiro passo para integrar a sua loja física ou online a um marketplace é buscar parceiros que façam sentido para o seu negócio. Além das lojas tradicionais como Submarino e Americanas.com, que trabalham com segmentos diversos, existem as lojas especializadas, que atendem um público específico.

Além disso, é importante conhecer como a plataforma opera, condições, exigências e diferenciais. Com esses dados em mãos é possível fazer a melhor escolha para o seu negócio.

Uma boa estratégia é investir em mais de um marketplace, o que aumenta as chances de alcance do seu produto. Durante a pesquisa, conheça a reputação da empresa por meio de referências no mercado, como E-bit e Reclame Aqui.

Além disso, é preciso identificar se a loja investe em segurança e possui certificado SSL e selos de segurança, como o do Site Blindado. Outra informação importante que deve ser levantada nesse estágio é a comissão cobrada pelo marketplace. Verifique se ela é viável dentro da precificação que sua loja tem adotado.

 

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2. Reúna a documentação exigida

Não existem regras e condições padrões, adotadas por todas as plataformas. Contudo, alguns documentos podem ser exigidos para a efetivação da parceria, tais como:

  • Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral perante a Receita Federal (CNPJ);
  • Comprovante de Inscrição Estadual;
  • Declaração do regime de tributação;
  • Consulta Pública ao Cadastro do Estado (SINTEGRA – ICMS);
  • Alvará de funcionamento do estabelecimento (localidade) que irá disponibilizar produtos;
  • Certidão Negativa de Débitos Tributários – Tributos Federais e Dívida Ativa da União;
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT;
  • Certidão Negativa de Débitos Previdenciários;
  • Certidão Negativa de Falência e Concordata – Estado(matriz e filiais);
  • Certidão dos Distribuidores Cíveis do Estado sede;
  • Certidões dos Distribuidores Criminais do Estado sede (em face dos representantes legais e referentes ao CNPJ do Fornecedor);
  • Certidão de distribuição de ações e execuções cíveis e criminais da Justiça Federal;
  • Contrato/ Estatuto Social atualizado (constituição e última alteração) + Certidão simplificada do SINREM (obtida na Junta Comercial do estado sede).

3. Faça o cadastro

Após a escolha da plataforma e os documentos exigidos em mãos, chegou o momento de realizar o cadastro. É possível encontrar o formulário de cadastro no próprio site do e-commerce escolhido.

Após o preenchimento do formulário e o envio da documentação, o seu cadastro irá passar por um processo de aprovação (filtro, seleção, crivo). Cada marketplace possui um método de análise e aprovação. Enquanto alguns fazem a aprovação de forma automática, outros optam por uma seleção mais rigorosa e ainda oferecem a possibilidade de negociar a comissão sobre vendas.

 

4. Cadastre os seus produtos e inicie a operação

Após a aprovação do seu cadastro e efetivação da parceria, chegou o momento de “colocar a mão na massa” e enviar os dados dos seus produtos, a fim de iniciar a operação de vendas no marketplace.

Geralmente, a operação acontece da seguinte forma:

  • Tudo começa pelo envio dos dados dos seus produtos ao marketplace;
  • O marketplace divulga os seus produtos para milhares de visitantes;
  • Os consumidores escolhem os produtos e realizam a compra, diretamente no marketplace;
  • O marketplace envia para você os dados dos pedidos aprovados;
  • Você se responsabiliza pela entrega dos produtos e, também, pelas trocas e devoluções;
  • Finalmente, o marketplace repassa mensalmente para você o valor referente às vendas do mês, recolhendo a comissão sobre vendas (negociada no processo de adesão).

Se sua empresa já possui uma plataforma de e-commerce, é possível integrar o sistema com a plataforma. Nesse caso, o cadastro de produtos é feito de forma automática. Além disso, a operação (recebimento de pedidos, atualização de estoque e envio de novos produtos,) também poderá ser integrada. Dessa forma, é possível manter o seu estoque sempre atualizado, sem alterar o processo atual de vendas.

E então, o que achou das dicas? Está pronto para garantir a visibilidade de seus produtos nos sites das principais marcas do Brasil e começar a vender em marketplaces?

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Por Vanessa Ferreira
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