Você sabe como sacar dinheiro do cartão de crédito?
Este é um recurso que pode ajudar em alguns momentos específicos, como quando você está no vermelho ou precisa de uma quantia de dinheiro para resolver uma emergência.
Leia também: Pix no cartão de crédito: esse método de pagamento é mesmo possível?
Nessas horas, o saque no cartão de crédito aparece como uma alternativa, mas lembre-se de que, por estar usando um dinheiro que não existe na sua conta, haverá tarifas de saque e de juros.
Saiba mais sobre como funciona esse tipo de saque e confira todos os detalhes ao longo do artigo!
O que é o saque de dinheiro no cartão de crédito?
Trata-se de uma modalidade de retirada de dinheiro que permite que a pessoa saque um determinado valor diretamente de um caixa eletrônico, assim como acontece em um saque bancário.
Funciona assim: o valor sacado em dinheiro no cartão de crédito é descontado do limite disponível para o cliente. Ao efetuar o saque, o valor será incluído na fatura do mês seguinte para pagamento. Sendo assim, é uma opção para quem precisa de dinheiro em situações de emergência.
Leia também: Política de crédito: o que é e por que é tão importante?
No entanto, é fundamental ter em mente que o saque via cartão de crédito costuma ser mais caro porque o cliente pode precisar arcar com tarifas adicionais, juros e demais taxas. Lembre-se de que é um tipo de empréstimo feito pelo banco.
Por isso, vale analisar bem todos os custos envolvidos na operação para ter certeza de que as taxas cobradas compensam os benefícios e não trarão prejuízos.
Quanto custa o saque no cartão de crédito?
Antes de mais nada, é necessário verificar se o seu cartão e o seu banco oferecem essa possibilidade.
Leia também: Quais as vantagens do cartão de crédito pré-pago que você precisa conhecer?
O valor que é permitido sacar varia conforme o limite do seu cartão de crédito. E a tarifa cobrada por saque e os juros também mudam de acordo com a instituição financeira, por isso, analise bem todas as informações antes de utilizar o recurso.
Como sacar dinheiro do cartão de crédito?
Após conferir as regras e taxas com a instituição financeira em questão, no geral o processo para sacar dinheiro no cartão de crédito contempla o seguinte passo a passo:
1. Ir presencialmente a um caixa eletrônico do seu banco ou credenciado;
2. Inserir na máquina o cartão de crédito do qual você quer sacar o dinheiro;
3. Seguir as instruções da máquina e selecionar a opção de saque;
4. Digitar o valor desejado de acordo com o seu limite disponível;
5. Inserir a senha do cartão para a autorização do processo;
6. Retirar o dinheiro e o cartão de crédito da máquina.
Caso você tenha um cartão de crédito em um banco digital, ou seja, que não tenha agência física, é necessário ir a um caixa eletrônico de redes genéricas, como o Banco24Horas.
Leia também: O que são os 5Cs do crédito e como essa análise é aplicada?
Fique atento se, além das taxas cobradas pelo cartão e pelo banco, há outros valores exigidos pelo ponto de autoatendimento, combinado?
Afinal, vale a pena sacar dinheiro do cartão de crédito?
Não há uma resposta certa para essa pergunta. Para saber se vale a pena ou não, é preciso considerar todos os custos envolvidos na operação de sacar dinheiro do cartão de crédito.
O que podemos ressaltar é que, apesar de prático e sem burocracias, há custos fixos e variáveis que podem ser bem mais caros do que outros tipos de empréstimos. O perigo de utilizar esse recurso de forma descontrolada é, posteriormente, não conseguir pagar a fatura total e acabar entrando no rotativo do cartão de crédito.
Por isso, pense bem antes de fazer esse tipo de saque para não gerar problemas maiores para você ou para a sua empresa.
Vale lembrar que aqui na Cora essa opção não está disponível, mas caso você queira saber mais sobre o nosso cartão de crédito, preparamos esse outro conteúdo sobre os benefícios.