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Como reduzir custos e organizar as contas da empresa no início do ano

2 de janeiro de 2023
como organizar as conta da empresa no início do ano

Se você acredita naquela história de que o ano só começa depois do Carnaval e ainda não tem um planejamento financeiro pronto para a sua empresa em 2023, pode parar. Quem empreende sabe que não tem tempo a perder, né?

Além disso, organizar as contas ainda no início do ano é fundamental para manter uma gestão financeira equilibrada e mais tranquilidade para administrar os negócios nos meses seguintes.

Porém, a gente entende que olhar para as contas logo no início do ano nem sempre é tarefa fácil. Isso porque é normal que a empresa tenha que lidar com despesas extras nessa época, como o IPTU do imóvel comercial, por exemplo.

Mesmo assim, essa é a hora de planejar os investimentos e gastos de cada setor nos próximos 12 meses. Então, para te ajudar nesse momento, preparamos dicas práticas de como organizar as contas da empresa no início do ano e, assim, manter o controle financeiro dos negócios para seguir crescendo.

7 dicas para organizar as contas da empresa no início do ano

Preparamos estas dicas práticas para você começar a organizar as contas da empresa agora mesmo. Com elas, você conseguirá manter o controle financeiro empresarial em dia o ano inteiro, sem complicação. Vamos lá?

1. Separe as finanças pessoais das contas da empresa

Separar as contas pessoais do orçamento da empresa é uma iniciativa básica e um passo muito importante para quem vai organizar as contas no início do ano. Dessa forma, é possível fazer uma análise precisa das contas a pagar e a receber e ter mais clareza sobre a situação financeira da sua empresa. 

A propósito, ter uma conta específica para as movimentações do negócio facilita essa divisão. E o melhor é que dá para abrir uma conta empresarial sem gerar novas despesas. Para isso, basta escolher uma conta PJ gratuita

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2. Organize o pagamento das despesas extras

Um dos desafios de organizar as contas da empresa no início do ano é lidar com as despesas adicionais. Nesse sentido, é comum ter gastos como o pagamento do IPTU do imóvel e o IPVA de veículos da empresa.

Portanto, é preciso analisar se o fluxo de caixa consegue absorver os gastos extras. Se a resposta for negativa, é hora de pensar em soluções. Nesse sentido, uma alternativa é remanejar despesas com o cartão de crédito empresarial. 

Desse modo, a empresa consegue um prazo de pagamento maior, ganhando tempo para recompor o caixa. Outra saída é recorrer aos pagamentos parcelados no cartão. Entretanto, é importante já encaixar as parcelas no orçamento dos próximos meses. 

Assim, fica mais fácil realizar os pagamentos até o fechamento da fatura, para evitar juros e multa. Além disso, a empresa pode recorrer a outras linhas de crédito PJ para quitar os gastos a mais.

Nesse caso, a antecipação de recebíveis é uma alternativa interessante, já que é considerada uma das linhas de crédito mais saudáveis do mercado.

Leia também | 5 dicas para organizar as compras no cartão de crédito da empresa

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3. Analise o histórico financeiro do ano anterior

Estudar o histórico financeiro do ano anterior ajuda a identificar padrões. Desse modo, você pode analisar relatórios contábeis como a DRE, por exemplo, para entender a receita obtida e se houve lucro no período.

Da mesma forma, os dados do controle de fluxo de caixa fornecem uma visão macro das despesas do negócio, mostrando as áreas que mais geram custos.

O objetivo de analisar o histórico do ano anterior é ter uma base para antecipar cenários ao organizar as contas da empresa no início do ano.

4. Avalie as saídas para entender onde é possível reduzir custos

Algumas vezes, quem empreende até acha que sabe onde estão os maiores custos da empresa. No entanto, essa resposta só vem, realmente, no momento em que o orçamento é avaliado de perto.

Ao fazer uma análise das contas do ano anterior é possível entender o perfil de gastos da sua empresa e descobrir onde há oportunidades para “enxugar” as despesas. Para isso, veja em quais áreas é possível gastar menos.

Porém, na hora de eliminar custos e despesas, é preciso ter cuidado para não afetar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. Da mesma forma, o bem-estar de quem trabalha na empresa deve ser prioridade.

Ainda assim, existem gastos que podem ser eliminados sem qualquer prejuízo à operação do negócio. Um exemplo são as taxas cobradas pelos bancos por serviços prestados

Se você identificou que precisa economizar nesse sentido, a Cora pode ser a parceira ideal do seu negócio: com ela, você não paga nada para abrir ou movimentar a sua conta PJ e ainda pode fazer Pix, TED e emitir boletos personalizados de forma ilimitada e 100% gratuita. Já oensou em quanto é possível economizar com todos esses serviços?

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Leia também | O que é e como fazer um planejamento estratégico, tático e operacional?

5. Faça o planejamento orçamentário anual

O planejamento orçamentário anual é um documento que detalha as metas de gastos e investimentos da empresa nos próximos 12 meses. Igualmente, o planejamento traz previsões de receita e lucros para o período.

Aliás, ao organizar as contas da empresa no início do ano, é importante incluir provisões para despesas como o pagamento do 13° salário e as contas extras do início do próximo ano.

Dessa forma, o negócio vai formando uma reserva de caixa, evitando ter que contratar uma linha de crédito cara no futuro para lidar com os gastos extras.

6. Revise sua estratégia de preços

Calcular corretamente o preço de seus produtos ou serviços é fundamental para garantir a competitividade da empresa, cobrir todos os custos de produção e ainda ter lucro.

Então, aproveite o início do ano para analisar suas estratégia, pois assim você garante a sustentabilidade financeira do negócio nos próximos meses. Vale dizer que existem diferentes métodos de precificação de produtos e serviços, como a margem de contribuição, markup e margem sobre o custo.

Leia também | Precificação: como definir os melhores preços para produtos e serviços

7. Use a tecnologia a favor da gestão financeira

Existem diversas ferramentas que automatizam o controle de despesas na empresa. Sendo assim, se você ainda anota tudo no caderninho ou perde horas preenchendo planilhas, pode ser o momento de adotar novos recursos.

Nesse sentido, é possível implementar um sistema de gestão empresarial, para automatizar não só o controle de fluxo de caixa, mas também o estoque e a emissão de notas fiscais.

A tecnologia também pode ser uma aliada na hora de cobrar clientes. Outro recurso interessante e gratuito disponível na conta Cora é o sistema de gestão de cobrança, muito útil para quem deseja organizar os boletos emitidos e enviar lembretes automáticos para os seus clientes, por exemplo.

 

Gostou dessas dicas de como organizar as contas da empresa no início do ano? Esquece a ideia de só se preocupar com o que é importante depois do Carnaval, viu? Agora é hora de colocar o que você aprendeu em prática para manter um controle financeiro eficiente ao longo dos próximos meses. Até a próxima e bons negócios!

Por Equipe Cora
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