Blog

Como fazer dropshipping na sua empresa e quando vale a pena?

11 de fevereiro de 2023
como fazer dropshiping

O modelo de dropshipping não traz custos com estoques, sendo uma alternativa para começar no mundo das vendas pela internet. Daí, vem a pergunta: como fazer dropshipping, na prática?

Nesse sentido, além de entender o que é preciso para começar a operar nesse formato, também é importante conhecer seus prós e contras. Assim você consegue se preparar melhor, para evitar sustos e dores de cabeça no futuro.

Por isso, preparamos este conteúdo explicando como fazer dropshipping, além de falar sobre as características dessa forma de comércio eletrônico.

Como o dropshipping funciona?

Dropshipping é um modelo de e-commerce onde os produtos são enviados diretamente do fornecedor para a pessoa cliente.

Por isso não existem custos com logística, já que não é preciso manter um estoque, nem fazer o envio dos pedidos.

Na prática, funciona assim:

  • Sua empresa anuncia os produtos na própria loja virtual ou em marketplaces como Mercado Livre e Amazon.
  • Então, quando um item é vendido, você repassa o pedido ao fornecedor, que providencia o envio do produto até o endereço de destino.
  • Portanto, o que gera receita no dropshipping é a diferença entre o preço de venda do produto e o valor cobrado pelo fornecedor.

 

Dessa forma, um negócio que atua nesse formato fica responsável pela atração de clientes, divulgação dos produtos e atendimento ao público.

Isso porque, como vimos, no dropshipping se utiliza a estrutura logística do próprio fornecedor.

Leia mais | Como começar a vender no Mercado Livre? Veja o passo a passo

Como fazer dropshipping: 5 passos para começar

Empreender sempre exige planejamento e isso também se aplica quando o assunto é começar a fazer dropshipping.

Pois, embora a dispensa de logística própria seja uma facilidade, é preciso cuidar de diferentes aspectos para lucrar e crescer com o formato dropshipping.

Por isso, indicamos os passos essenciais de como começar a fazer dropshipping, para você usar como um guia.

1. Cuide da burocracia

Com um CNPJ, você tem facilidade para emitir notas fiscais nas vendas. Além disso, a carga de impostos costuma ser mais baixa, comparando a atuar como pessoa física.

Sem falar que o CNPJ permite abrir uma conta de pessoa jurídica (conta PJ), para simplificar a gestão financeira do negócio.

Então, registrar a empresa é o primeiro passo para fazer dropshipping, caso você ainda não tenha CNPJ. E aqui no blog tem um artigo explicando como abrir um CNPJ passo a passo que pode ajudar.

Se você já tem uma empresa aberta, ainda assim é preciso ter um código CNAE compatível com a atividade de dropshipping.  Portanto, é recomendável ter o apoio de uma contabilidade para cuidar dessas questões e deixar tudo legalizado.

 

como abrir uma empresa

Baixe o nosso guia formalização e saiba como abrir um CNPJ para a sua empresa.

 

2. Defina seu nicho e público-alvo

Com a burocracia em dia, é hora de pensar nos produtos que você vai vender por dropshipping.

Nesse sentido, é importante considerar aspectos como a disponibilidade de fornecedores, demanda e concorrência ao decidir quais itens oferecer.

Além disso, é importante definir seu público-alvo, para direcionar as ações de marketing e assim obter melhores resultados nas vendas.

3. Escolha seus fornecedores de dropshipping

A escolha de fornecedores é um ponto crucial para ter sucesso no dropshipping. Afinal, elementos como a rapidez no envio, condições de embalagem e a própria qualidade dos produtos são fundamentais para a satisfação do público.

Portanto, pesquisa bem a reputação de um fornecedor de dropshipping antes de vender seus produtos. Inclusive, é recomendável fazer testes, para avaliar a rapidez na entrega, condições e qualidade dos itens.

Assim, é possível optar por fornecedores de dropshipping nacionais e do exterior. Fornecedores internacionais podem oferecer preços mais baixos e lucros maiores. 

Entretanto, existe um risco maior de ter problemas com envios, além de possíveis dificuldades de comunicação, quando se lida com empresas estrangeiras. Por isso, é preciso avaliar com cuidado os prós e contras de cada opção.

4. Decida qual estrutura online usar

É possível fazer dropshipping em plataformas de marketplace ou ter a própria loja online. Cada opção tem seus prós e contras.

Nesse sentido, os marketplaces já têm uma estrutura pronta, logo, você não precisará criar nada do zero.

Porém, a concorrência nas plataformas é grande e pode ser mais difícil atrair clientes. Além disso, os marketplaces têm regras próprias de repasse dos valores das vendas, além de aplicarem taxas sobre as transações.

Já a criação de uma loja virtual exige um investimento inicial, seja para construir um site de vendas do zero ou pagar uma mensalidade em uma plataforma. 

De todo modo, existem empresas que oferecem a estrutura da loja online pronta, para customizar, já com a integração de pagamentos.

Leia mais | Como abrir uma loja virtual de sucesso: 9 dicas práticas

Invista no marketing do seu negócio

Seja em uma loja própria ou num marketplace, você precisa atrair e conquistar clientes para vender, certo?

Para isso, você pode usar estratégias de marketing de e-commerce, como SEO (otimização para mecanismos de busca), anúncios pagos e divulgação nas redes sociais.

Lembre-se de que fazer dropshipping é como ser uma vitrine para os produtos do fornecedor. Portanto, foque em atrair e encantar o público para ter sucesso.

5. Preste um atendimento de qualidade

Apesar de não ter estoque próprio, é a loja de dropshipping que precisa solucionar as dúvidas e queixas do público.

Por isso, você deve oferecer mais de um canal de atendimento e apostar em uma comunicação rápida e humanizada para garantir a satisfação das pessoas consumidoras.

Afinal, o atendimento é um dos pilares para fortalecer a reputação da sua marca e aumentar a fidelização de clientes.

 

ebook fidelização de clientes

Aprenda a fidelizar clientes e garanta receita recorrente para a sua empresa

 

Vale a pena usar o modelo dropshipping?

É preciso avaliar as vantagens e desvantagens de fazer dropshipping para decidir se vale a pena.

Assim, a possibilidade de oferecer diversos produtos e não ter que se ocupar da logística são vantagens do formato.

Porém, a falta de controle sobre o estoque, assim como uma chance maior de ter problemas com os envios, são desvantagens.

Mas, escolhendo os fornecedores com cautela, além de seguir os demais passos indicados no artigo, é possível ter um negócio lucrativo e sustentável.

O importante é fazer tudo com planejamento e organização financeira desde o início. 

Esperamos que a leitura tenha simplificado o dropshipping para você. E você também pode gostar de um post que ensina a colocar a empresa no Google gratuitamente. Até a próxima!

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.