Saber como consultar o CNPJ de uma empresa é muito importante para quem possui o próprio negócio e também para pessoas físicas que querem contratar um serviço ou adquirir um produto. E o motivo principal é ter mais segurança e tranquilidade ao realizar qualquer tipo de operação.
Afinal, a quantidade de golpes que existem é imensa e ninguém quer cair na armadilha de fechar um negócio com uma empresa que nem sequer existe ou que está tão endividada que irá pegar seu dinheiro e não irá entregar o que prometeu.
Neste conteúdo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e, ainda, trazer um passo a passo para consultar o CNPJ de uma empresa pela internet de forma prática e segura. Continue a leitura para saber mais.
Por que é importante saber como consultar o CNPJ de uma empresa?
Se você está se perguntando quando é interessante consultar o CNPJ de uma empresa, saiba que o ideal é fazer isso principalmente antes de assinar um contrato de serviço ou finalizar a compra de produtos ou matéria-prima para seu negócio.
O motivo principal para você consultar o CNPJ de uma empresa é saber se ela realmente existe, se está legalizada e ativa na Receita Federal, inscrita na Junta Comercial e no INSS e se tem um Alvará Provisório de Funcionamento e também se está com problemas financeiros ou não.
Infelizmente, no Brasil, em janeiro de 2023, 6,42 milhões de empresas estavam inadimplentes, de acordo com dados da Serasa Experian. Considerando que o país possui 20 milhões de empresas ativas, segundo o Painel Mapa de Empresas do Governo Federal, isso significa que 32% das empresas brasileiras estão com problemas financeiros.
Ou seja, será que é uma boa ideia assinar um contrato de prestação de serviço ou fazer uma compra importante para seu negócio com uma empresa que está enfrentando este tipo de situação?
Consultar o CNPJ de uma empresa, sem dúvida, irá trazer mais segurança e diminuir as chances de você cair em fraudes e golpes ou ter que lidar com clientes inadimplentes.
Ok, mas como consultar o CNPJ de uma empresa?
A boa notícia: consultar o CNPJ de uma empresa é mais fácil do que você imagina. A notícia não tão boa: pode existir um custo para fazer essa consulta, caso você queira informações mais completas.
No Brasil, existem quatro birôs de crédito que permitem fazer consulta de CNPJ: Serasa, Boa Vista SCPC, SPC Brasil e Quod. Todos eles cobram para prestar o serviço, pois oferecem uma pesquisa mais profunda, com mais detalhes, sobre as empresas.
Mas este não é o único caminho. Dá para consultar CNPJ também de forma gratuita. A seguir, a gente explica como.
Leia também | Como saber se o nome da empresa está sujo? Confira o passo a passo
Como consultar o CNPJ de uma empresa sem pagar nada?
Além dos serviços pagos prestados pelos birôs de crédito, é possível consultar o CNPJ de uma empresa de outras três formas. São elas:
1. Site da Receita Federal ou aplicativo Consulta CNPJ
O Cartão CNPJ emitido pela Receita Federal é uma fonte segura de algumas informações. Por isso, ele é exigido antes da contratação de muitos serviços, como uma forma de comprovação de regularidade.
Ele está disponível para consulta no site da Receita Federal ou por meio de dispositivos móveis. Basta baixar o aplicativo Consulta CNPJ no Google Play ou na App Store, de acordo com o sistema operacional do seu telefone.
No cartão de CNPJ, na consulta pelo site, é possível verificar:
- confirmação do número do CNPJ;
- data de abertura da empresa;
- razão social;
- nome fantasia;
- atividade econômica principal, bem como as secundárias, quando houver;
- endereço completo;
- situação cadastral.
Nessa consulta, a situação cadastral está entre os dados mais importantes. Será informado quando a empresa estiver inativa, baixada ou cancelada.
Além dessa informação, você também vai encontrar o botão “Consultar QSA”, que abre o “Quadro de Sócios e Administradores”. Ao clicar, será possível verificar:
- quem são os sócios;
- quem pode assinar em nome da empresa (sócios-administradores);
- capital social da empresa.
E, para fazer a consulta do CNPJ pelo site da Receita Federal, é só seguir os seguintes passos:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique na página Consulta de CNPJ;
- Informe o CNPJ que você quer consultar;
- Clique na opção Não sou um robô;
- Clique em Consultar e pronto! As informações básicas do cadastro serão mostradas a você.
2. Portal do Empreendedor
O Portal do Empreendedor oferece as informações básicas de microempreendedores individuais (MEIs). Por meio dele é possível fazer a consulta por CPF e não por CNPJ, seguindo esses passos:
- Acesse o Portal do Empreendedor;
- Clique em Serviços;
- Escolha a opção para emitir o comprovante de MEI;
- Informe os dados solicitados;
- Confira o resultado.
3. Cartório de Protestos
No Cartório de Protestos, você encontra diversos serviços de informação, mas limitados. Como nem todas as dívidas são protestadas em cartório, esses dados servem para resolver problemas de análise mais específicos.
De qualquer forma, por este caminho você descobre se existe algum protesto registrado em desfavor de pessoa jurídica ou física.
Leia também | Verdade ou mentira? Comentamos 5 afirmações comuns sobre a Cora
Por quais motivos um CNPJ fica irregular? E o que é CNPJ sujo?
Ao consultar um CNPJ, ele pode aparecer como:
- Ativo: se a empresa está com a situação cadastral regular;
- Suspenso: mesmo estando em situação regular, pode ser que não tenha cumprido com suas obrigações, tenha repassado informações erradas para a Receita Federal ou esteja sendo investigada por fraude;
- Inapto: para os casos em que a empresa continua irregular após dois anos de suspensão;
- Baixado: a empresa não existe mais;
- Nulo: a empresa está em situação irregular e o CNPJ é inválido.
Além disso, um CNPJ, assim como um CPF, pode estar “sujo”, negativado. E, quando isso acontece, significa que aquela empresa provavelmente está com dificuldades financeiras ou apenas deixou de pagar alguma conta (algumas vezes, por um simples esquecimento).
Leia também | O que é gestão financeira e a importância para a sua empresa
Como saber se um CNPJ está “sujo”?
Para saber se o CNPJ de uma empresa está negativado, como citamos ao longo do texto, é preciso pagar aos birôs de crédito pela consulta ou fazer uma assinatura.
Mas é possível verificar gratuitamente o score da própria empresa. Na Serasa, por exemplo, o usuário só precisa acessar este site e:
- Preencher os dados da empresa (CNPJ, CPF, nome completo, e-mail, data de nascimento e celular);
- Validar o código de segurança enviado por SMS ou e-mail;
- Acessar a página principal e conferir a situação do CNPJ.
E pronto! Você já saberá como está sua pontuação de crédito naquele momento e se a sua empresa está ou não com alguma dívida negativada.
E agora que você já aprendeu como consultar o CNPJ de uma empresa, que tal aproveitar para conhecer o sistema de gestão de cobrança da Cora?
Com ele, é possível enviar aos seus clientes notificações automáticas de cobrança, para evitar atrasos nos pagamentos (se seu cliente for uma empresa, isso com certeza irá ajudá-la a ficar com o CNPJ em dia).
Além disso, na Cora, gerar boletos de cobrança é muito mais fácil e 100% gratuito. Que tal experimentar abrir a sua conta agora mesmo sem pagar nada por isso?
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.