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Como cobrar um cliente que esqueceu de pagar: 5 exemplos de mensagens e dicas práticas

9 de maio de 2023
como cobrar um cliente que esqueceu de pagar

Entender como cobrar um cliente que esqueceu de pagar é algo bastante importante para pessoas empreendedoras que querem garantir que a saúde financeira das suas empresas esteja sempre em dia. 

Essa situação é bastante delicada. Afinal, se a mensagem enviada tiver um tom muito agressivo, o consumidor pode se aborrecer e nunca mais comprar com você, deixar de indicar seu produto ou serviço para outras pessoas ou até mesmo escrever feedbacks negativos na internet sobre a empresa. 

Separamos, neste artigo, algumas dicas interessantes e modelos de mensagem que podem contribuir para que essa missão seja bem sucedida e que o cliente tenha uma boa experiência em toda a sua jornada de compra (até mesmo na hora de ser cobrado). Confira a seguir! 

Leia também | Como cobrar um cliente amigo por mensagem: 5 dicas e modelos de textos 

Como cobrar um cliente que esqueceu de pagar: orientações básicas

O esquecimento sobre uma conta aberta não é algo incomum de acontecer no nosso dia a dia. Assim, o primeiro passo na hora de fazer a sua gestão de cobrança é ter empatia, já que essa é uma falha que pode ocorrer com todos nós.

Por outro lado, jamais deixe de cobrar por uma venda ou serviço por medo de perder o cliente. Esse cuidado é essencial para manter o seu negócio em pé, evitando prejuízos financeiros consideráveis. 

Dito isso, vale a pena conhecer algumas estratégias que contribuem para que você consiga realizar a cobrança sem afetar o relacionamento de confiança que está sendo construído com o consumidor. As principais são: 

1. Preze pela educação acima de tudo

Você sabia que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, constranger ou ameaçar um cliente é crime, com pena de detenção de três meses a um ano e multa?

Portanto, tome muito cuidado com o tom de voz que será utilizado no texto. Procure usar termos cordiais e trocar, por exemplo, a palavra “dívida” por “débito” ou “valor em aberto”. 

Também deixe claro que você está ali para ajudar a pessoa a regularizar a situação do melhor jeito possível para ela. 

2. Em alguns casos, experimente uma abordagem mais impessoal

Caso o consumidor seja alguém desconhecido, uma comunicação mais protocolar e padronizada pode ser uma alternativa interessante. 

Por meio dela, o cliente vai entender que a cobrança não é algo pessoal, apenas um lembrete de um acerto que ainda precisa ser feito. 

Essas mensagens prontas também contribuem para que a pessoa se sinta convidada, e não pressionada, a pagar. Ao final do artigo, vamos falar sobre uma ferramenta gratuita da Cora que contribui, e muito, com esse processo. 

3. Sempre que possível, facilite o pagamento

Caso o consumidor esteja com dificuldades financeiras, é possível oferecer algumas condições especiais para ele acertar os valores em aberto, aumentando as suas chances de receber. 

Redução de juros, parcelamento, desconto e formas diversificadas de recebimento são algumas opções comuns. 

Aqui, não se esqueça que o seu empreendimento jamais deve sair no prejuízo. Ofereça apenas condições que estejam dentro das possibilidades atuais do seu negócio. 

Outra dica é disponibilizar na própria mensagem o boleto ou um link para pagamento, agilizando o processo para o destinatário fazer a transferência quando for possível.

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Leia também | Como gerar boleto de pagamento gratuitamente: confira o passo a passo

5 modelos de mensagem para cobrar um cliente que esqueceu de pagar

Agora que vimos algumas orientações para fazer uma cobrança efetiva, separamos algumas sugestões de texto que você pode adaptar para a realidade da sua organização. 

Veja a seguir:

  1. “Olá, [nome do cliente], como vai?

Identificamos no nosso sistema que você ainda não realizou o pagamento referente ao [serviço prestado ou produto comprado]

Caso tenha sido apenas um esquecimento, não se preocupe: ainda dá tempo de regularizar a sua situação. Colocamos o boleto em anexo para facilitar o acerto. 

Se tiver dificuldade, basta entrar em contato com a nossa equipe. Vamos pensar nas melhores soluções para ajudar você a eliminar este débito dentro das suas possibilidades.”

 

  1. “Olá, [nome do cliente], como vai?

Recebemos a informação de que o pagamento referente ao [serviço prestado ou produto comprado] ainda está em aberto. 

Entendemos que esquecimentos podem acontecer e, por isso, estamos aqui apenas para lembrar você de fazer a transferência assim que possível. O boleto com o valor e o prazo final está em anexo para facilitar, ok? 

Em caso de dificuldades, seguimos à disposição para pensarmos, juntos, em possibilidades que caibam no seu bolso. Entre em contato o quanto antes para resolvermos essa questão.”

 

  1. “Olá, [nome do cliente], como vai?

Estamos enviando esta mensagem apenas para lembrar sobre um pagamento que ainda está em aberto, referente ao [serviço prestado ou produto comprado].

Colocamos o boleto em anexo para facilitar o seu acerto. Se você precisar de algum suporte, entre em contato conosco o quanto antes para podermos ajudar a resolver este débito.”

 

  1. “Olá, [nome do cliente], como vai?

Identificamos no nosso sistema que você possui um acerto em aberto conosco, referente ao [serviço prestado ou produto comprado].

Queremos ajudar a regularizar a situação, assim, colocamos o boleto em anexo para facilitar esse processo. 

Em caso de dificuldades, fale com o nosso suporte para que possamos investigar a possibilidade de oferecer condições especiais de pagamento. Aguardamos o seu retorno.”

 

  1. “Olá, [nome do cliente], como vai?

Esta mensagem é apenas um lembrete sobre um débito que ainda está em aberto conosco, referente ao [serviço prestado ou produto comprado].

Em anexo, colocamos o boleto para facilitar o seu pagamento. 

Nossa equipe também está à disposição se você precisar de algum tipo de suporte. Conte conosco!”

Notifique seus clientes sobre pagamentos em aberto com esta funcionalidade disponível na Cora

Olha só este dado: segundo um levantamento da Serasa Experian, mais de 63% das pendências financeiras são regularizadas quando os consumidores recebem lembretes de cobrança por e-mail. 

Na Cora, nossos clientes têm à disposição uma ferramenta de notificação automática de cobrança. Por meio dela, é possível programar envios de lembretes automáticos para os consumidores com antecedência e organização. 

A partir dessa funcionalidade, você evita esquecimentos, não perde tempo escrevendo mensagens e não precisa acompanhar os recebimentos manualmente. Isso porque as informações ficam disponíveis na dashboard de gestão de cobranças da Cora, igualmente gratuita. 

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Leia também | Como enviar notificações automáticas de cobrança para meus clientes? 

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Por Equipe Cora
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