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Guia prático para captar clientes na advocacia e atingir o sucesso

29 de maio de 2022
clientes na advocacia

Como captar clientes na advocacia? Essa é uma dúvida comum para quem está começando a atuar com pessoa advogada, mas que não se limita aos iniciantes. 

Afinal, para conseguir os primeiros clientes ou manter o crescimento do negócio diante da concorrência alta, é fundamental adotar estratégias de prospecção, lembrando que é preciso respeitar as restrições da OAB para o marketing jurídico.

Neste artigo você terá um guia com dicas práticas para conquistar clientes na advocacia, garantindo crescimento e sucesso para o seu negócio.

Atenda online

O atendimento online garante economia de tempo e maior praticidade para clientes e pessoas advogadas. Por um lado, a pessoa cliente não precisa se deslocar até o escritório, por outro, a pessoa advogada pode trabalhar em home office, caso prefira.

Além disso, atendendo pela internet você tem a chance de atingir um público maior, portanto, é uma estratégia para captar clientes na advocacia.

Você pode conciliar os atendimentos online com reuniões presenciais no escritório físico ou ter um escritório 100% virtual. Nessa última alternativa, todo o atendimento é feito por canais como WhatsApp, chat e e-mail.

Mas é preciso investir em um site bem construído e otimizado para os mecanismos de busca para que as pessoas encontrem seus serviços de advocacia na internet. Também é necessário manter diferentes canais de contato disponíveis.

Consultoria jurídica pela internet

Igualmente é possível atender online prestando serviços de consultoria jurídica. Nesse caso, a pessoa advogada fornece orientações sobre questões judiciais, em vez de assumir o caso completo. 

Essa é uma alternativa interessante para quem está começando na advocacia, pois permite ganhar experiência e aprofundar os estudos sobre as questões abordadas nas consultorias. Mas também é importante ter uma presença digital para que os clientes cheguem até você.

Leia mais | Como abrir um escritório de advocacia

 

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Invista em estratégias de marketing

Mesmo tendo que seguir a regulamentação da OAB, é possível utilizar estratégias de marketing online e offline para divulgar seus serviços de advocacia e assim conquistar mais clientes.

No campo do marketing digital para advogados, publicar conteúdos educativos sobre a sua área de especialização no Direito é uma estratégia que pode trazer bons resultados, utilizando o chamado marketing de conteúdo.

Sendo assim, você pode criar um blog, fazer um levantamento sobre os assuntos que as pessoas pesquisam no Google sobre sua área de atuação (palavras-chave) e escrever artigos respondendo às questões. 

Uma pessoa advogada especialista em Direito de Família, por exemplo, pode abordar temas como guarda compartilhada e pensão alimentícia, enquanto alguém especialista em Direito Previdenciário pode escrever sobre aposentadoria.

Você também pode utilizar as redes sociais para publicar conteúdos jurídicos, seja em formato de vídeo ou texto. Existem ainda plataformas onde é possível publicar artigos e responder dúvidas enviadas pelo público (sem configurar consulta jurídica).

Mas, independente dos canais que você escolher, é importante manter uma frequência de postagem, para ter sempre conteúdos atualizados e passar uma boa imagem ao público.

É possível ainda usar anúncios pagos para atrair tráfego ao seu blog e perfis nas redes sociais, sempre obedecendo o que determina o Código de Ética da OAB  e o Provimento 205/2021, que regulamenta o marketing jurídico.

Como captar clientes na advocacia com marketing offline

Mesmo com o marketing digital ganhando cada vez mais espaço, estratégias offline ainda são válidas para prospectar clientes em advocacia.

Uma delas é a realização de palestras de caráter educativo sobre temas ligados à sua área de atuação.

Mas é importante que a palestra esteja inserida em um contexto apropriado, já que a OAB proíbe a participação ativa em eventos que não sejam da área jurídica para fazer publicidade.

Também é válido dar entrevistas e publicar artigos informativos em veículos de comunicação impressos da sua região. 

Por último, temos ainda o cartão de visitas como peça de marketing offline. Mesmo em tempos digitais, um cartão impresso transmite profissionalismo e seriedade aos potenciais clientes após um primeiro contato presencial.

Aposte no networking

Cultivar uma rede de relacionamentos profissionais traz benefícios como a troca de conhecimentos, experiências e ainda pode render indicações de novos clientes.

Um dos caminhos para fazer networking é participar de eventos como congressos, simpósios, palestras, etc. Tais eventos são oportunidades para conhecer tanto colegas do Direito quanto profissionais de áreas correlatas e clientes em potencial.

Participar de associações e entidades ligadas à sua especialidade também é interessante para fazer parcerias. Alguém que atua em Direito Empresarial, por exemplo, pode fazer um bom networking a partir da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) local.

Já no ambiente digital, você pode aproveitar o LinkedIn, rede social voltada ao ambiente corporativo, para construir e fortalecer seu campo de parcerias.

Trabalhar como advogado correspondente é outra forma de fortalecer seu networking. Ser correspondente significa prestar serviço remunerado para escritórios de outros locais que têm processos na cidade onde você reside, fazendo o acompanhamento no Fórum.

Seja referência na sua área

Se tornar uma referência na sua área requer algum tempo e dedicação, mas é uma ótima forma de conquistar clientes. Pois, é natural que as pessoas se sintam mais seguras em trabalhar com profissionais que já têm algum destaque.

Para isso, você deve apostar em qualificação e se atualizar com frequência sobre as mudanças na legislação relativas à sua especialidade.

Aliás, algumas ações que vimos nas dicas anteriores também ajudam, como participar de eventos, trabalhar sua presença digital e aproveitar espaços na mídia offline.

Essas foram as dicas para captar clientes na advocacia, válidas para pessoas advogadas em início de carreira ou já com experiência.

Apesar das especificidades da advocacia, que tem suas regras de publicidade estabelecidas pela OAB, é possível aproveitar as estratégias apresentadas para aumentar o número de clientes e construir o sucesso do seu negócio. 

E você pode continua aprendendo com o conteúdo que a Cora preparou sobre Plano de negócios para escritórios de advocacia.

Por Equipe Cora
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