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Descubra como calcular ROI e por que essa métrica é importante

22 de junho de 2022
Duas pessoas estão visualizando informações financeiras em documentos, tablet e notebook, em frente à uma mesa, mas apenas as suas mãos aparecem. Post sobre como calcular roi.

Analisar algumas métricas faz parte da rotina diária de quem empreende e saber calcular ROI é importante para conseguir medir os resultados pelos esforços tidos nas ações comerciais e de marketing.

Quando se olha para o financeiro da empresa, o retorno sobre o investimento – tradução para Return Over Investment da sigla ROI – é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido.

E se você conheceu essa sigla recentemente, pode até se assustar por parecer um pouco confuso chegar a esse dado. Mas para que você entenda a importância dessa análise e como ela pode ser mais simples do que você imagina, este conteúdo irá te ensinar a fazer esse cálculo, além de esclarecer os dados que você precisa ter para isso. Continue por aqui e boa leitura.

O que é ROI?

Como já mencionado, ROI é a abreviação em inglês de “Return Over Investment”, que em tradução livre é “Retorno Sobre Investimento”. Este é um indicador gerencial muito usado usado para saber qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado, que pode ser positivo ou negativo.

É uma métrica muito usada principalmente para a área de marketing quando se fala em anúncios de google, facebook e outros canais. Com base nele, é possível planejar metas centradas em resultados tangíveis e entender se está valendo a pena ou não investir em determinados canais de venda.

Como o ROI é indicado para situações de investimento em que existe uma correlação direta de entrada e saída, é importante saber que, caso haja mais de uma entrada e mais de uma saída de recursos, os valores precisam ser somados para permitir o cálculo dessa correlação.

O mais legal de se usar o ROI, é que você conseguirá ter muito mais precisão na sua estratégia de negócio e fundamentos reais, sem ficar dependente de achismos.

Como calcular o ROI?

Mas indo direto ao motivo que te trouxe até aqui, agora é hora de aprender a fórmula básica de como calcular o ROI e chegar ao dado exato do retorno sobre o investimento feito em alguma ação da sua empresa.

Para a fórmula, você vai precisar usar as seguintes informações:

  • Custo do investimento da ação
  • Receita conquistada com a ação

Vamos usar o seguinte exemplo: sua empresa investiu R$20 mil em uma campanha de Google e, ao analisar o resultado disso, chegou ao dado de receita de R$150 mil.

Assim, para conhecer o ROI, é necessário aplicar a seguinte forma:

  • ROI = Receita – Custo / Custo
  • ROI = R$150.000,00 – R$20.000,00 /  R$20.000,00
  • ROI = 6,5

Sendo assim, neste cenário hipotético, o Retorno Sobre o Investimento foi de 6,5 vezes o investimento inicial. Para saber o percentual disso, basta multiplicar esse número por 100.

  • 6,5 * 100 = 650%

Simples, não é? Para ficar ainda mais fácil entender a lógica de tudo, confira a seguir uma breve explicação sobre cada dado que faz parte da fórmula.

Custo do investimento

Aqui, o ideal é que se englobe tudo o que a empresa investe para ter a receita como contrapartida. Pode somar o custo de tecnologia, pessoas e recursos financeiros. Quanto mais minuciosa essa busca de custos, mais preciso será o resultado.

Porém, cuidado em não perder muito tempo entendendo os custos, pois isso pode se tornar um fator impeditivo para a análise, complicando demais algumas avaliações que poderiam ser mais rápidas.

Receita

Na receita, considera-se todo o valor financeiro que entra em decorrência do investimento avaliado. Se a análise é de uma campanha de marketing, por exemplo, junte os ganhos decorrentes especificamente da verba alocada para ela.

Lucro do investimento

O valor obtido aqui, excluindo os custos da ação, será considerado o indicador de lucro do investimento. Se o valor for igual a 0, significa que sua ação ficou empatada, ou seja, você lucrou exatamente o que investiu. Se for menor que 0, significa que você gastou mais do que vendeu. Agora, quanto mais acima de 0 for o resultado, mais positivo está o seu resultado.

Alguns investimentos têm um retorno maior que outros por pouco tempo, enquanto outros são sempre lucrativos, mas com um lucro baixo. Decidir o foco da empresa será sempre uma tarefa da gestão.

Para que serve essa métrica?

Agora que você já sabe como calcular o ROI, é hora de entender o porquê essa métrica é importante para uma empresa.

Para potencializar os lucros

Quando se identifica uma boa oportunidade, é possível potencializar os lucros da empresa. O cálculo do ROI serve para garantir que os recursos disponíveis possam ser usados de forma mais assertiva para se lucrar mais investindo menos.

Acompanhar a evolução da empresa

O resultado desse tipo de cálculo é capaz de ampliar o entendimento de quem administra a empresa sobre seu crescimento.

Se o resultado obtido partir do investimento geral na empresa X retorno, fica fácil de entender quanto retorno o negócio dá. 

Vale ressaltar que, se você está abrindo uma empresa agora, ou testando uma nova estratégia, pode ser que o número não seja dos melhores. No entanto, caso os valores baixos persistam, é hora de repensar na estratégia e fazer algumas alterações.

Quando se acompanha de perto as variações no ROI, é possível enxergar de forma mais fácil como a empresa evoluiu ao longo do tempo.

Mensurar resultados

Quando se mensura esse tipo de informação objetiva, a correlação fica clara, podendo-se verificar se os resultados foram bons ou se podem melhorar.

Por isso, ter um controle financeiro é essencial para que os dados de custo e receita estejam disponíveis para fazer o cálculo do ROI.

Fazer esse tipo de análise pode até parecer complicado, mas é extremamente importante para conseguir guiar ações assertivas e que deem bons resultados.

Lembre-se que, quanto mais informações você tiver sobre receita e custo, maior será a precisão da análise do ROI.

Por Equipe Cora
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