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Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

22 de abril de 2022
como calcular preço de venda

Você já ficou em dúvida sobre como calcular preço de venda de um produto ou serviço? Afinal, do que um preço é composto? O que ele deve cobrir e como estabelecer uma margem de lucro ideal para atender as expectativas do seu cliente e, ao mesmo tempo, tornar as atividades da sua empresa rentáveis? 

Um erro comum entre quem está começando a empreender é considerar apenas o custo de aquisição de uma mercadoria para revendê-la depois ou mesmo se basear pelos preços praticados pela concorrência na prestação de algum serviço. É importante, entretanto, que se tenha uma visão clara de todo o seu processo de venda, considerando custos e despesas fixas e variáveis, tributos etc. 

Com isso, você poderá melhorar a competitividade do seu negócio e conseguir uma gestão muito mais eficiente do seu fluxo de caixa, o que é sinônimo de saúde financeira para a sua empresa. E mais: ao acompanhar de perto os fatores envolvidos na precificação dos seus produtos e serviços, fica mais fácil identificar problemas e oportunidades de melhoria com uma administração racional dos recursos. 

E como aqui na Cora a gente ajuda você a ser mais independente com o seu negócio, vamos entender como isso funciona? 

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Antes de mais nada, é preciso entender que um preço é composto, basicamente, pela soma de três partes: despesas, custos e lucro. 

Despesas

As despesas compõem tudo aquilo que faz a sua empresa funcionar. São valores que não participam diretamente do seu produto ou serviço, mas que devem ser considerados de maneira proporcional sobre o seu preço. 

Uma característica importante desses itens está no fato de que eles não variam conforme você produza ou preste mais ou menos serviços: mesmo que o seu negócio vá bem ou mal, eles sempre estarão lá, fixos todo mês. 

Quer alguns exemplos? Folha de pagamento de funcionários, telefone, internet, impostos e tributos fazem parte desse grupo. 

Custos

Aqui já se considera aquilo que realmente faz parte da composição do seu produto ou serviço. Os custos podem variar no decorrer do ano, à medida dos resultados obtidos pela empresa. 

Por exemplo: se você produz bolos caseiros, entra nessa conta aquilo que você gastar na compra de farinha, fermento, essências etc. Quanto maior for a sua produção, maior será o volume comprado desses itens, certo? 

Matérias-primas, embalagens, aquisição e/ou manutenção de equipamentos e comissão de vendas, por exemplo, também fazem parte desta categoria. A soma das despesas e dos custos compõe o preço de custo

Lucro

Uma vez estabelecido o preço de custo do seu produto ou serviço, é hora de você definir o lucro que deseja obter. Definir a margem de lucro é fundamental para o equilíbrio financeiro da sua empresa. 

Neste ponto é preciso ponderar de um lado, os valores que sua concorrência já pratica e, do outro, o quão atrativo isso será para o seu cliente. Não basta apenas sair pesquisando negócios semelhantes ao seu: seu nível de especialização, o tempo e outros diferenciais que você empregará também devem fazer parte dessa conta. 

 

Planilha de precificação: a melhor ferramenta para definir preços

Uma ferramenta muito útil para você se organizar com todas essas contas é a tabela de precificação. Em formato de uma planilha, com ela você pode calcular todos os preços de venda dos seus produtos e serviços e acertar a margem de lucro para a sua empresa.

Quando montar sua tabela, relacione na planilha todos os gastos envolvidos na sua empresa. E atenção com aqueles gastos considerados “de menor importância”: deixar de considerar tarifas bancárias ou não calcular a taxa da maquininha do cartão, por exemplo, pode trazer prejuízos para o seu planejamento financeiro. 

Se você trabalha com boletos, o ponto de atenção fica nas taxas cobradas pela maioria dos bancos. Geralmente, você acaba pagando diversas taxas: 

  • emissão e compensação;
  • emissão de segunda via;
  • cancelamento do boleto;
  • edição de boleto;
  • manutenção de títulos vencidos.

Se você quer reduzir esses custos, conte com a Cora: aqui você tem boletos ilimitados para emitir e receber dentro de uma plataforma totalmente gratuita. Ah! E você também pode emitir boletos com QR Code Pix, onde o pagamento pelo cliente é compensado pra sua empresa em até 10 segundos. 

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Agora que você já sabe como calcular preço de venda de um produto ou serviço, é hora de começar a olhar para as contas da empresa e observar as suas despesas e custos de forma detalhada. Neste momento, é importante registrar até mesmo aqueles gastos menores e não deixar passar nada: juntas, essas contas aparentemente “inofensivas” podem fazer uma boa diferença no orçamento mensal do seu negócio.

Depois desse exercício, ficará mais fácil identificar possíveis oportunidades de cortar ou reduzir despesas e conseguir estabelecer preços mais atrativos para o seu público – ou até mesmo aumentar a sua margem de lucro. Mãos à obra! 

 

Por Equipe Cora
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