Se você chegou até aqui é porque não sabe como calcular margem de lucro ou tem percebido que há algo errado com seu faturamento.
Calma! Ainda tem muitas pessoas empreendedoras que estão no mesmo barco que você e dá para reparar esse processo de formas bem simples, por mais que cálculos sejam uma problemática para alguns, nós sabemos!
A margem de lucro do seu produto ou serviço é importante porque influencia em diversos momentos da empresa, no fluxo de caixa, no aceleramento do negócio, entre outros.
Então queremos te ajudar a mudar isso e trouxemos um guia básico para te ajudar a calcular a margem, entendendo melhor sobre precificação e planejamento financeiro. Vamos nessa?
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O que é margem de lucro?
A dinâmica de qualquer negócio inclui vender um produto ou serviço e faturar sobre o valor de custo dele. A porcentagem que a sua empresa ganha em cada venda é a margem de lucro.
As margens de lucro nunca devem ser aleatórias. O cálculo é preciso, incluindo todos os custos da empresa, que já vimos no guia de precificação. Se você apenas adiciona uma porcentagem, sem medir se ela é o suficiente para pagar todas as contas e ganhar dinheiro com a empresa, pode estar em prejuízo e não sabe.
Basicamente, o lucro da sua empresa é a subtração entre o faturamento obtido a partir das vendas e todos os custos gerados até o produto ou serviço ser finalizado.
Na margem de lucro entram cálculos como:
- matéria-prima utilizada na fabricação de produtos;
- equipamentos e a previsão de manutenção deles;
- pagamento de mão de obra para gerar o produto ou serviço;
- impostos não retornáveis sobre as compras e as vendas;
- contas básicas como telefone, água, luz, internet, etc;
- despesas administrativas como pagamento de funcionários.
Cada empresa encontrará necessidades diferentes durante a composição de preços de um produto ou serviço. Se você nunca parou para avaliar esse custo, este é o momento.
Uma boa dica é ter uma tabela de preços pronta, para evitar ter que recalcular todos os valores sempre que precisar.
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Qual a importância de calcular a margem de lucro corretamente?
Calcular a margem te ajuda identificar quanto realmente está sobrando do preço de venda do seu produto ou serviço e se esse valor gera uma boa renda para você.
É errado pensar que uma empresa está bem quando ela está pagando todas as contas e nada mais. Muitos empreendedores apenas olham o número de vendas e quanto dinheiro está entrando. Não cometa esse erro.
A saúde financeira e o índice de lucratividade da sua empresa são medidas sobre o que sobra! Se você paga todas as dívidas, mas não tem uma boa renda no final de cada ciclo, há problemas com o seu planejamento.
Quando você sabe como calcular margem de lucro e parte desse ponto para ver se está ou não faturando, tem uma perspectiva maior quanto ao sucesso do negócio.
A partir dos bons resultados da lucratividade, dá para traçar alguns planos, aumentar a empresa, realizar investimentos e, claro, ter um salário maior.
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Como calcular margem de lucro
A gente que partir do ponto no qual você já entendeu o que é precificação e já tem todos os cálculos do custo do produto ou serviço pronto, combinado?
Caso ainda não tenha realizado esse processo, é importante que você retorne ao ponto necessário para descobrir o custo de produção.
Para calcular a margem de lucro, precisamos considerar alguns indicadores. São eles:
- Custos (C)
- Despesas (D)
- Preço do produto ou serviço (P)
Assim, a fórmula que será aplicada é:
Margem de Lucro (ML) = {[P – (C + D)] / P]} x 100
Para ficar mais simples de entender, utilizaremos o exemplo de uma loja de roupas. Calcularemos a margem de lucro de uma camiseta, que é vendida por R$ 200.
Digamos que o custo do produto é R$ 50 e as despesas da empresa são calculadas em R$ 50.
Aplicando todos os valores na fórmula, temos:
ML = {[200 – (50 + 50)] / 200]} x 100
ML = [200 – (100)] / 200] x 100
ML = (100 / 200) x 100
ML = 0,5 x 100
ML = 50%
Com isso, quem empreende sabe que o lucro da empresa para cada camiseta vendida é de 50% sobre o valor de aquisição dela.
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Margem de lucro bruta x margem de lucro líquida
O cálculo acima, que é o mais comum, refere-se à margem de lucro bruta, que é feita sobre o valor de produção e os custos da empresa.
No entanto, para as pessoas empreendedoras que compram produtos para revenda saber como calcular margem líquida é que influenciará no planejamento financeiro do negócio.
O cálculo é basicamente o mesmo. Veja:
ML = (Receitas líquidas – Custos operacionais / receitas líquidas) x 100
O lucro líquido e o lucro bruto de uma empresa têm os cálculos muito similares. É preciso atenção para entender em qual das duas fórmulas o seu negócio se encaixa.
Como saber se a margem de lucro está correta?
Pouco acima falamos que uma empresa para ser próspera, ela precisa ter lucro sobre todas as vendas feitas, considerando os custos e despesas que envolvem a produção do produto ou prestação do serviço.
Isso é verdade e, além disso, você ainda precisa analisar se o lucro de um produto favorece o crescimento do negócio. Do contrário, ele ficará estagnado.
Trazendo de volta o exemplo da loja de roupas, que obtém 50% de lucro sobre cada peça vendida, aparentemente essa empresa ganha bem, não é verdade?
Só que dependendo do ramo no qual você atua, essa porcentagem ainda não tornará a empresa sustentável.
Produtos de luxo, exclusivos e de alta competitividade, geralmente têm uma margem de lucro maior. Já os produtos de uso diário, tendencialmente têm uma margem menor.
E qual dos perfis acima lucram mais para a sua empresa? Os dois!
O fluxo de vendas é o que faz com que sua empresa ganhe mais ou menos. Aqui, mais uma vez reafirmamos o quanto é importante saber como calcular margem de lucro e precificar corretamente o que você vende.
O segredo está no equilíbrio do negócio. Não adianta aplicar uma margem maior e deixar um produto parado, sem venda! Pense nisso!
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