Blog

Saiba como aumentar as vendas de uma loja online

13 de abril de 2021
como aumentar as vendas de uma loja

Fazer compras online é tão popular hoje em dia que fica até difícil lembrar do tempo em que comprávamos somente no varejo físico. Mas se por um lado a internet facilitou a vida dos consumidores, por outro, ela também aumentou a concorrência para as lojas online.  Por isso, se destacar em meio a tantos outros vendedores pode ser um grande desafio. Você está precisando de uma forcinha com os números da sua empresa? Quer saber como aumentar as vendas de uma loja online? Preparamos esse texto para te ajudar a turbinar seu negócio e conquistar a satisfação dos clientes.

5 dicas para aumentar as vendas da sua loja online

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa NZN Intelligence em 2019, 74% dos consumidores brasileiros com acesso à internet  tinham preferência por fazer compras online. O percentual que já era significativo ganhou mais expressividade quando o mundo passou a viver o novo normal. Segundo dados do Instituto Ipsos, 47% dos brasileiros têm comprado mais pela internet desde o início da pandemia da COVID-19. 

Os números revelam uma mudança de comportamento dos consumidores e uma tendência que deve continuar crescendo. Nesse sentido, o aumento na busca pelo varejo online revela diversas oportunidades de melhoria, tanto para o seu negócio crescer, quanto para o consumidor.

 

1- Pense na experiência mobile

Seu canal de vendas precisa oferecer uma ótima experiência para os usuários mobile. O site precisa ser leve, ágil e, principalmente, responsivo. Essa última atribuição diz respeito a capacidade de um site em adaptar sua navegação para os diferentes tamanhos e formatos de dispositivos móveis, sejam eles celulares ou tablets.

Isso porque o celular é o principal meio de acesso à internet para a grande maioria dos brasileiros. O percentual de pessoas de 10 anos ou mais que acessaram a internet pelo celular entre 2017 e 2018 passou de 97% para 98,1%. Foi o que revelou a  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) 2018, divulgada em abril de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, uma pesquisa encomendada pelo PayPal mostrou que aproximadamente 80% dos consumidores brasileiros usam seus smartphones para fazer compras. Isso significa que as compras online não são mais feitas exclusivamente pelo computador, como acontecia no passado. 

Essa é uma das razões para a popularização dos aplicativos mobile. Ao desenvolver um app, a marca consegue criar um ambiente virtual exclusivo que entrega uma ótima experiência ao consumidor. Mas se criar um aplicativo não está dentro das suas possibilidades, não se preocupe. Apenas tenha certeza de que a plataforma se adapta ao acesso via celular para conseguir aumentar as vendas. 

 

2- Utilize as redes sociais

As redes sociais são parte fundamental do marketing digital e é sempre válido reforçar isso. Passamos cada vez mais tempo navegando pelos feeds das redes e são nesses canais que se encontram as maiores oportunidades de anúncio, conversão e exposição da marca.

Portanto, elabore uma estratégia de comunicação para esses canais e converse com seu cliente. Produza conteúdos com apelos atuais e siga as tendências do seu nicho, pois o alcance das redes sociais é enorme e os anúncios têm preços bastante atrativos. 

Mas lembre-se: escolha os canais de comunicação que o seu público de interesse utiliza. De pouco adianta planejar ações de marketing para o Facebook se os consumidores da sua loja estão majoritariamente presentes no Instagram. Sua estratégia deve atingir leads qualificados, ou seja, pessoas que têm potencial para se tornar clientes.

 

Leia mais  | Marketing de e-commerce: como posicionar sua loja na primeira página do Google

 

Sua empresa faz tudo em um Pix: pagar, cobrar e receber.

Seguro e sem tarifas

 

3- Dedique atenção constante ao checkout para conseguir aumentar as vendas

A etapa de pagamento pode ser um fator decisivo para o cliente concluir ou não uma compra. A falta de confiança para compartilhar dados sensíveis com o site e checkouts muito complicados são apontados como algumas das razões para os consumidores abandonarem seus carrinhos de compra.

Dessa forma, é importante que você revise o processo constantemente para diminuir as taxas de abandono. Afinal, o cliente já encontrou sua loja, escolheu os produtos que queria e precisa de muito pouco para tomar uma decisão. Algumas dicas de otimização do checkout para aumentar as vendas da sua loja são:

 

  • diversificar os meios de pagamento – os boletos bancários ainda são muito populares, mas segundo uma pesquisa feita pelo Moip em 2019, 7 em cada 10 compras online são pagas com um cartão de crédito;
  • ofereça a possibilidade de login com alguma rede social – o preenchimento do cadastro com dados da rede oferecem agilidade para o processo;
  • evidencie quantas etapas o checkout possui e sinalize o progresso do cliente;
  • coloque quaisquer custos extra, como entrega ou taxas, ainda na tela de compra e não apenas quando o cliente chegar ao fim do processo de compra;
  • organize os formulários de coleta de dados de maneira clara, simples e objetiva.

 

Leia também|  Receber pagamentos online: conheça os meios mais utilizados

 

4- Experiência do cliente

As interações que a sua empresa tem com o cliente são muito importantes. Diferentemente do ambiente físico, onde um cliente pode passar pela porta da loja e buscar por aquilo que deseja, no ambiente virtual, o consumidor toma conhecimento do que deseja por meio das informações disponibilizadas.

Antes de fazer uma compra, o cliente precisa ter certeza de que aquela empresa existe e que ele pode confiar que seu pedido será entregue. Tudo isso faz parte da experiência do cliente, que antes mesmo do primeiro contato. As avaliações e depoimentos de outros clientes contribuem para aqueles que ainda não conhecem a sua empresa antecipem suas expectativas em relação a compra.  

Por isso, o setor de atendimento precisa estar disponível para auxiliar o consumidor antes, durante e depois do processo de compra. Um bom atendimento oferece confiança e credibilidade para a empresa. E nesse sentido, é fundamental estabelecer qual linguagem a sua comunicação irá adotar e qual imagem ela quer transmitir ao cliente.

Oferecer uma ótima experiência garante não apenas que o consumidor ficará satisfeito, mas também que ele voltará a fazer compras com você e também recomendará a loja para seus conhecidos.

 

Leia também| Saiba como usar WhatsApp Business no seu negócio

 

5- Melhore a navegação da sua loja virtual

Por fim, a navegação da sua loja também merece atenção exclusiva. Para aumentar as vendas de uma loja online é preciso pensar na experiência como um todo. Falamos anteriormente sobre a a importância do acesso mobile, mas você também deve ter certeza de que a sua vitrine está atraente. Forneça o máximo de informações possíveis sobre o produto, utilize descrições criativas e atraia a atenção dos consumidores por meio dos recursos visuais.

É interessante investir na produção de fotos e vídeos mais profissionais para oferecer ao consumidor tudo o que ele precisa saber antes de fechar a compra. As redes sociais podem auxiliar bastante nesse quesito, mas esse cuidado também precisa ser oferecido para a loja em si. 

 

Se você gostou desse texto, não deixe de ler também nosso texto sobre funil de vendas e os dois primeiros textos da nossa série sobre vendas online. Aprenda tudo sobre como explorar os canais digitais de venda e ainda receber pagamentos por meio deles.

 

 

Por Giovanna Cornelio
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.