Se você é ou pretende se tornar um empreendedor, precisa entender o que é CMV (Custo da Mercadoria Vendida), um dos primeiros passos para realizar uma precificação eficiente.
É a partir desse cálculo que é possível aplicar uma margem de lucro adequada e identificar se o negócio é ou não rentável. Como o CMV se trata do preço de custo, para uma empresa ter lucro, é necessário ter um preço de venda superior a este indicador.
Achou muito confuso? Calma que, após a leitura deste artigo, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é CMV?
CMV (Custo da Mercadoria Vendida) se trata de um indicador financeiro que calcula tudo o que a empresa gasta para comprar, produzir e estocar os produtos até que os mesmos sejam comercializados.
É a partir desse cálculo que é possível descobrir quanto foi lucrado com a transação final, ou seja, quanto o negócio recebeu pela venda após a dedução dos custos de produção/compra.
Para quem é indicado o CMV?
O CMV é indicado para pequenas indústrias e estabelecimentos comerciais em que não há uma variação muito grande de custos. É importante ter em mente que uma empresa costuma lidar com dois tipos de custos: diretos e indiretos.
Os diretos são aqueles que podem ser atribuídos diretamente a um produto ou serviço, como custos de materiais, mão de obra, entre outros.
Já os indiretos são aqueles que não é possível relacionar diretamente ao produto ou serviço que é ofertado ao consumidor final, como material de escritório, aluguel etc.
Importante: para calcular o CMV, devem ser levados em consideração apenas os custos diretos de produção. Despesas que não incidem sobre o custo das mercadorias não são utilizadas nessa conta, por exemplo:
- impostos incidentes sobre vendas, como PIS, Cofins e ICMS;
- despesas administrativas;
- despesas operacionais, como frete;
- despesas financeiras, como juros sobre empréstimos;
- despesas com vendas, como comissões.
Tais gastos são subtraídos depois do cálculo do lucro bruto para se chegar ao número que representa o lucro líquido.
Para que serve o CMV?
O CMV é muito útil para calcular o lucro bruto das vendas de produtos ou serviços e entender quanto foi investido para se vender algo.
O indicador não leva em consideração apenas o valor pago ao fornecedor pelo produto/serviço ou o custo de produção. Também considera gastos com o estoque, pois dependendo do tipo de negócio há um custo para manter mercadorias armazenadas.
É por meio do CMV analisar se a empresa está sendo ou não lucrativa, além de ser um ótimo parâmetro para fazer uma excelente precificação.
Como calcular o CMV?
Agora que você já sabe o que é CMV, vamos entender melhor como calcular este índice. Mas, antes disso, é importante entender quais fatores são considerados nesta conta:
- estoque inicial: valor correspondente ao custo do estoque disponível no início de um determinado período, podendo incluir produtos e matérias-primas que não foram vendidos no período anterior;
- compras adicionais: tabulação de quaisquer compras ou acréscimos feitos ao estoque durante o período em questão (mão de obra direta, materiais diretos, despesas gerais diretas etc);
- estoque final: o custo do estoque que a empresa possui no final do período analisado, incluindo produtos e matérias-primas que não foram vendidos.
A partir desses três números, a fórmula utilizada é a seguinte:
CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final
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CMV por produto
Com a fórmula do CMV é possível calcular o custo do produto unitário, mas é preciso levar em consideração que isso exige um cálculo para cada tipo de item.
Para isso, é necessário ter clareza sobre o estoque inicial e final de cada tipo de produto, assim como o quanto foi investido em compras.
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CMV por faturamento
Outra maneira de encontrar o CMV é a partir do percentual sobre o faturamento. O cálculo nesse caso deve ser para encontrar o percentual médio de custos sobre o total de notas fiscais emitidas, ou seja, seu faturamento.
Depois, basta aplicar o resultado a todos os produtos vendidos de maneira uniforme.
Por que é tão importante calcular o CMV?
Todo empreendedor deve saber a importância do CMV para garantir a sustentabilidade de um negócio. Sabemos que gerenciar um empreendimento pode ser bastante desafiador, por isso, quanto mais conhecimento sobre o assunto, mais fácil será lidar com os desafios.
O CMV se trata de um índice financeiro de extrema relevância pelos seguintes motivos:
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Identificação de custos excessivos
O CMV é um excelente indicador de alerta, pois é um número que ajuda a entender se há gastos exagerados em uma determinada operação ou até mesmo no custo total do negócio.
O acompanhamento do CMV garante que seja mais fácil detectar os produtos de alto custo e, assim, traçar estratégias eficientes para reduzir os gastos e aumentar os lucros.
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Análise financeira
O CMV também é fundamental para entender qual é o peso dos produtos comprados ou produzidos sobre os seus respectivos lucros. Dessa forma, é possível ter uma visão mais clara sobre o desempenho financeiro no período analisado.
É importante não se atentar apenas ao faturamento e se esquecer de todos os outros gastos envolvidos na produção e armazenamento de mercadorias.
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Controle de estoque
Com o acompanhamento adequado do CMV você consegue analisar com mais precisão quais produtos têm mais giro e quais ficam parados por mais tempo no estoque.
A partir dessas informações, você consegue aplicar medidas para aumentar o giro e estruturar um estoque realmente alinhado à demanda dos clientes.
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Planejamento de ofertas
Com clareza sobre o CMV, você pode planejar promoções que não gerem prejuízos, ou seja, a partir do custo dos itens que estão em estoque. Assim, é possível criar algo atrativo para o cliente sem deixar de ganhar dinheiro com a oferta.
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Negociação com fornecedores
Por fim, o CMV também é muito útil para analisar se a sua empresa tem feito boas compras e se os preços dos fornecedores são adequados para garantir o lucro do seu negócio.
Caso você identifique que os valores estão muito altos, pode utilizar este indicador como argumento para uma melhor negociação e preços mais vantajosos.
Empreender é um universo repleto de desafios, não é mesmo? Sabemos que você deseja usufruir de toda a liberdade de ter o seu próprio negócio, mas, para isso, é importante ter conhecimento sobre aquilo que pode influenciar a saúde do seu empreendimento.
Agora que você já sabe o que é CMV e como este indicador é importante, não deixe de usá-lo para garantir a sustentabilidade da sua empresa.
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