Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio
Blog

Como calcular reajuste de contrato? Conheça os principais índices

19 de abril de 2023
como calcular reajuste de contrato

Entender como calcular reajuste de contrato é muito importante para evitar prejuízos para o seu negócio.

Isso porque todos os anos os valores de produtos e serviços sofrem oscilações de acordo com a taxa de inflação. Diante da mudança dos preços, o reajuste é essencial para que os seus ganhos acompanhem o movimento econômico.

Para calcular o reajuste de forma correta e comunicar com transparência aos seus clientes sobre a alteração dos valores, é necessário entender quais índices podem ser utilizados e o que levar em conta neste momento. Dessa forma, nenhuma das partes se sente prejudicada, não é mesmo?

Para entender melhor sobre o assunto, a primeira dica é continuar a leitura deste artigo!

Leia também | Solicitação de reajuste de contrato de prestação de serviços: como fazer + modelo pronto

Por que é importante fazer reajustes no contrato?

Apesar do reajuste ser algo “inconveniente” para o cliente, é fundamental para manter a gestão financeira de qualquer empresa sustentável.

É impossível evitar o fato de que, de tempos em tempos, os preços de matéria-prima, maquinários, mão de obra e outros aspectos que interferem no dia a dia de um negócio, irão aumentar.

Esse valor a mais precisa ser repassado ao cliente para que não haja prejuízo para as empresas. Caso o reajuste de contrato não seja realizado, a empresa pode começar a enfrentar dificuldades para pagar as suas próprias contas.

Pense o seguinte: em um cenário em que a inflação acumulada média do país é de 6% ao ano, ao longo de 3 anos, os contratos ficam defasados em cerca de 20%. É muita coisa, não é mesmo?

Leia também |  Como informar reajuste de preço para o cliente: 4 dicas e exemplos de comunicação

Como calcular reajuste de contrato?

Realizar o reajuste de um contrato pode ser bem desafiador pelo receio de perder clientes ou de ser ultrapassado pela concorrência. Mas lembre-se de que se você oferecer um produto/serviço de qualidade e manter a coerência no aumento praticado, dificilmente ocorrerão grandes problemas.

É importante inserir uma cláusula sobre reajuste no contrato, sinalizando qual será o índice utilizado na atualização. Além de colocar o cliente na mesma página e evitar surpresas desagradáveis, é importante para evitar problemas jurídicos.

Para contratos administrativos, é necessário ter o valor do contrato, o indicador utilizado para reajustes e as datas do período que serão realizadas as alterações. 

Normalmente, o IPCA ou o IGP-M são utilizados como índices de reajuste, mas vale conhecer também outros indicadores, como o INCC e o INPC, por exemplo.

Leia também | Entenda o que é inflação e como ela afeta a sua vida

  • IPCA

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi criado em 1979 e, hoje em dia, é o índice de inflação mais importante do País. Calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem como objetivo medir a variação dos preços de um conjunto de serviços e produtos consumidos pela população brasileira

Todos os meses é feito um levantamento em determinadas áreas urbanas do Brasil, considerando cerca de 430 mil preços em 30 mil locais e levando em conta uma cesta de 377 produtos e serviços.

A partir disso, os preços são comparados com o mês anterior para se chegar a um único valor médio (ponderado) que reflete a variação geral do período analisado. É possível acompanhar o IPCA acumulado e os reajustes de contrato após 12 meses normalmente levam em consideração este percentual.

  • IGP-M

O IGP-M, por sua vez, significa Índice Geral de Preços – Mercado e mede a motivação dos preços no País em diferentes atividades e em etapas distintas do processo produtivo.

Isso significa que não abrange apenas os preços que chegam ao consumidor final, mas também os valores ao longo de todo o processo.

Calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), é considerado um indicador do nível de atividade econômica, contemplando o custo de materiais, mão de obra, equipamentos e até alimentação e transporte.

  • INCC

O INCC (Índice Nacional de Custo de Construção), é uma das taxas mais importantes da construção civil e define os reajustes de valores de contratos de compra e venda de imóveis.

Este índice acompanha o aumento dos custos de insumos utilizados nas construções habitacionais. Ou seja, tem como objetivo calcular os custos com materiais de construção e mão de obra durante o projeto de um empreendimento.

Isso quer dizer que o financiamento imobiliário de empreendimentos na planta ou em construção repassa esse indicador para o comprador.

  •  INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor analisa a variação de valores de produtos e serviços para o consumidor final, mas a partir da perspectiva de famílias de baixa renda.

Assim como o IPCA, também é calculado pelo IBGE, porém, o foco é a medir a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos por famílias com rendimento mensal médio de 1 a 5 salários mínimos.

Sendo assim, é utilizado para reajustar salários, corrigir valores de aposentadoria e definir o salário mínimo.

Lembrando que o IPCA é diferente porque engloba famílias com rendimento entre 1 e 40 salários mínimos.

Leia mais | Como fazer um comunicado de reajuste de prestação de serviços

O que fazer no caso de índice negativo?

Dificilmente o indicador será negativo, ou seja, as chances são baixas de ocorrer registro de deflação (queda nos preços).

Mas, caso isso aconteça, há a possibilidade de não fazer o reajuste, mantendo o valor anteriormente combinado. Esse tipo de cenário também deve estar previsto no contrato para evitar desentendimentos.

3 dicas para fazer reajustes de contratos

Para finalizar, agora que você já sabe como calcular o reajuste de contrato, aqui vão algumas dicas sobre como lidar com o seu cliente na hora de fazer esse tipo de alteração, sempre pensando de evitar conflitos:

1. Comunique o cliente sobre o reajuste antes do mesmo ser cobrado

Por mais que a questão relacionada às alterações de valor esteja especificada no contrato, é importante comunicar o cliente antes da primeira cobrança do valor reajustado.

Dessa forma, você evita imprevistos e faz todos os alinhamentos necessários, reforçando qual índice foi utilizado para a alteração do preço e, se necessário, os custos envolvidos na execução do seu produto ou serviço que justificam o aumento.

2. Reforce os pontos positivos do seu produto/serviço

O momento de reajuste de contrato pode exigir certa argumentação para não perder o cliente. 

Por isso, procure explorar os diferenciais e pontos positivos do seu serviço/produto para relembrar que o aumento é válido e justo.

3. Ofereça diferentes opções de pagamento

Por fim, uma última possibilidade para não perder o cliente, é oferecer diversas formas de pagamento para facilitar a aceitação do reajuste nos preços. 

Gostou das dicas? Se você tem um negócio, já pode começar a se organizar para planejar os seus próximos reajustes de contrato reduzindo as chances de perder clientes. Até a próxima!

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva