Você sabe como funciona a antecipação de recebíveis? Ela é uma linha de crédito exclusiva para empresas e, apesar de já não ser uma novidade no mercado, ainda não é tão bem conhecida pela população.
O problema é que essa falta de conhecimento faz com que muitas empresas que precisam de crédito nem considerem a possibilidade de contratar essa opção — que, diga-se de passagem, oferece muitas vantagens em relação às modalidades mais comuns.
Pensando nisso, para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema e até mesmo desvendar algumas falsas crenças sobre a antecipação de recebíveis, listamos algumas questões importantes que vão ajudar você a entender melhor como ela funciona. Continue a leitura!
Antes de mais nada, o que é a antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis, como o próprio nome sugere, é uma modalidade de crédito que permite que as empresas antecipem o recebimento de uma venda a prazo.
Na prática, funciona assim: quando você comercializa um produto ou serviço e parcela o pagamento para o cliente, você pode receber o valor total da venda antes do prazo convencional contratando uma antecipação.
Como o dinheiro entra no caixa mais cedo, ele pode ser usado para atender diferentes necessidades: reforçar o capital de giro, ampliar o estoque em períodos mais estratégicos, pagar despesas, aproveitar uma oportunidade de investimento e muito mais. Quem decide é o próprio empreendedor que pede a antecipação.
Ah! Vale dizer que, nas instituições financeiras, a antecipação de recebíveis também é conhecida como adiantamento de recebíveis ou desconto de duplicatas.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
5 mitos e verdades sobre antecipação de recebíveis
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como funciona a antecipação de recebíveis, chegou a hora de conferir alguns pontos muito comentados sobre o tema e entender quais realmente são verdadeiros:
1. A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito cara
Mito. Na antecipação de recebíveis, a instituição financeira apenas transfere antes para o empreendedor um valor que já entraria no caixa da empresa, afinal, o dinheiro vem de uma compra que já foi realizada.
Essa dinâmica reduz o risco de crédito da operação; e este é um dos fatores que mais influenciam os juros aplicados. Por isso, a antecipação de recebíveis tende a ser uma linha de crédito muito mais barata do que as convencionais e é considerada uma opção mais saudável para quem solicita.
Leia também | O que é crédito saudável e como encontrar as melhores opções?
2. Conseguir uma antecipação de recebíveis é mais fácil que outras linhas de crédito
Verdade. Como mostramos no item anterior, a antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que oferece um risco de inadimplência muito mais baixo para a instituição financeira envolvida. Por isso, além de oferecer taxas menores, essa linha de crédito também costuma ser mais acessível que as demais.
Leia também | O que é risco de crédito, como e por que ele é calculado
3. Antecipação de recebíveis e empréstimo são a mesma coisa
Mito. Apesar de também ser uma linha de crédito, a antecipação de recebíveis tem uma dinâmica totalmente diferente de um empréstimo.
Com a antecipação, a empresa solicita o adiantamento de um valor que já entraria no seu caixa, referente a uma venda já realizada — e paga uma taxa para ter esse dinheiro em mãos antes.
O empréstimo, por sua vez, é o pedido de um valor que ainda não pertence à empresa. Nesse caso, como o risco da operação é mais alto, as condições de pagamento são diferentes e os juros, muito maiores.
4. Os clientes não gostam que as empresas antecipem recebíveis
Mito. Na prática, quando uma empresa pede uma antecipação de recebíveis, nada muda para o consumidor, que ainda recebe a cobrança parcelada. Então, nem precisa se preocupar, porque não há qualquer razão para que seus clientes fiquem insatisfeitos
Leia também | Quais são as vantagens e desvantagens da máquina de cartão de crédito para sua empresa?
5. Antecipar recebíveis prejudica o caixa da empresa
Mito. Como qualquer linha de crédito, a antecipação de recebíveis pode ser uma grande aliada da sua empresa se utilizada de forma consciente.
Ao contratar uma antecipação, é fundamental ter em mente que esse tipo de operação envolve cobrança de taxas e mensurar o impacto disso para o seu caixa.
Com essas informações claras e organizadas, essa alternativa pode viabilizar uma série de conquistas para o seu negócio: equilíbrio do capital de giro, pagamento de despesas importantes e investir em melhorias para o seu negócio são só algumas das opções.
Gostou de conhecer mais sobre como funciona a antecipação de recebíveis e as vantagens dessa linha de crédito? Fique de olho, pois, em breve, a Cora vai trazer novidades sobre esse assunto.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
E lembre-se: quando a sua empresa estiver precisando de dinheiro, prefira contratar linhas de crédito mais saudáveis, principalmente em meio ao cenário econômico atual, em que os juros estão mais altos.
Até a próxima e bons negócios!