Blog

Entenda como funciona uma pirâmide financeira e se proteja desse golpe

11 de janeiro de 2023
piramide financeira

Promessa de lucros altos em pouco tempo? Mas você tem que convidar novas pessoas para o “negócio”? Cuidado, pode ser uma Pirâmide Financeira!

Embora conhecido há décadas, infelizmente, esse tipo de golpe financeiro continua fazendo vítimas. Aliás, a internet e as redes sociais deram um alcance gigantesco aos esquemas fraudulentos.

Mas, o que é exatamente uma Pirâmide Financeira? Como identificar esquemas nesse formato, disfarçados de oportunidades para ganhar dinheiro? Preparamos um conteúdo explicando esses pontos, para te ajudar a se proteger.

O que é uma Pirâmide Financeira?

Pirâmide Financeira é um esquema irregular e insustentável, que gera dinheiro com a adesão de novos participantes, podendo ou não envolver a venda de um produto, ou serviço.

Além disso, geralmente existe a promessa de obter um retorno alto sobre os investimentos, com risco baixo ou zero. 

Assim, o objetivo é aparentar uma “oportunidade imperdível” para atrair mais e mais pessoas. 

Então, cada pessoa paga um valor para ingressar no sistema, como se fosse um investimento inicial.

Porém, todo participante precisa recrutar novos membros, recebendo “comissões” para isso.

A propósito, essa necessidade de atrair novos participantes para obter lucros é uma das características principais da Pirâmide.

Logo, o dinheiro que mantém o esquema vem dos aportes iniciais, e não da venda de um produto ou serviço, como seria em um negócio sustentável.

Portanto, chega um momento em que não é possível captar mais pessoas. Daí, os membros que ingressaram por último não recebem suas comissões, além de perderem o investimento inicial.  É quando a pirâmide desmorona.

Note que, a princípio, o esquema pode remunerar seus participantes. Isso gera uma imagem de credibilidade, já que as pessoas sentem confiança em indicar a Pirâmide Financeira, sem saber que se trata de uma fraude.

Porém, muitas vezes, os membros são incentivados a “reinvestir” seus rendimentos, para supostamente aumentar os lucros. Ou seja, o dinheiro fica retido.

De todo modo, o esquema vai crescendo, daí o nome “pirâmide”, já que o número de pessoas na base só aumenta. 

Mas, alguma hora a corrente fica insustentável, e quem entrou por último acaba no prejuízo. 

Por isso, só quem inicia a Pirâmide Financeira tem rendimentos garantidos — obtidos de forma ilícita, vale frisar.

O que acontece com quem participa de Pirâmide Financeira?

Como vimos, a Pirâmide Financeira é um esquema insustentável, logo, quem participa sempre arrisca perder os valores investidos. Afinal, só quem inicia a Pirâmide tem “lucro” (ilícito) garantido.

Além disso, a Pirâmide Financeira constitui crime contra a economia popular, com base no art. 2, parágrafo IX da Lei n.º 1.521, de 1951.

Assim, a Lei citada inclui na lista de crimes contra a economia popular: “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos”.

Desse modo, a pena prevista para o crime pode variar de 6 meses até 2 anos de prisão, além do pagamento de multa.

Qual a diferença entre Pirâmide e Marketing Multinível?

O Marketing Multinível é uma estrutura comercial que também oferece ganhos com a indicação de novos integrantes. Aliás, é um sistema bastante utilizado nos setores de cosméticos, perfumaria e utensílios para o lar.

E o Marketing Multinível muitas vezes exige um investimento inicial, para a compra de um kit de produtos para revenda, por exemplo. Daí vem a confusão com a Pirâmide Financeira.

A diferença é que o Marketing Multinível, quando utilizado por uma empresa legítima — onde a receita vem da venda de seus produtos ou serviços — é uma prática lícita. 

Enquanto a Pirâmide Financeira é um esquema fraudulento, enquadrado como crime, inclusive. 

Leia mais | Como funciona o golpe do WhatsApp e o que fazer se for vítima

Como identificar uma Pirâmide Financeira?

Anúncios com oportunidades de ganhar dinheiro não faltam na internet. E, sem dúvida, existem formas reais de investimento e trabalho. 

Mas a questão é: como identificar um esquema de Pirâmide e outras práticas fraudulentas?

Infelizmente, os golpes vêm se sofisticando, podendo utilizar até celebridades e anúncios em grandes veículos de imprensa para aumentar sua credibilidade.

Ainda assim, existem alguns indícios que ajudam a identificar uma Pirâmide Financeira, listados a seguir:

Recrutamento com investimento inicial

Como o dinheiro na Pirâmide vem das pessoas que entram no esquema, esse tipo de golpe costuma exigir um pagamento inicial, a título de investimento.

Sendo assim, é preciso redobrar a atenção com “oportunidades” que exigem um depósito inicial ou a compra de algum produto, ou serviço. Aliás, esse cuidado é válido para outros tipos de golpes financeiros.

Falta de clareza sobre produto, serviço e entrega

Embora seu objetivo principal seja obter dinheiro de quem ingressa, a Pirâmide Financeira precisa ter uma “fachada” de negócio legítimo.

Entretanto, como se trata de uma fraude, normalmente as informações passadas sobre a empresa e a fonte dos rendimentos são vagas e confusas. Daí, já é um sinal de alerta para o golpe.

Leia mais | Como o golpe do motoboy acontece e o que fazer se for vítima

Promessas de muito lucro em pouco tempo

Um atalho para enriquecer, quem não gostaria? Pois é, as Pirâmides exploram sonhos e desejos das pessoas, com promessas de ganhar muito sem esforço e em pouco tempo.

Sendo assim, taxas de retorno muito acima das praticadas no mercado de investimentos e pagamentos altos por atividades simples são motivos para desconfiar.

A propósito, usar indevidamente o nome de empresas sérias também é uma prática comum em golpes pela internet. Por isso, fizemos um post explicando como identificar golpes em nome da Cora.

Dicas para se proteger desse tipo de golpe

Cair em um golpe como a Pirâmide traz frustração e pode abalar até a autoestima, sem falar no prejuízo financeiro. 

Por isso, esperamos que você nunca passe por uma situação dessas. E a informação é uma grande aliada para se proteger desse tipo de fraude. Então, preparamos algumas dicas para você não cair em ciladas:

Invista em educação financeira

Com maior conhecimento sobre o sistema financeiro e investimentos em renda fixa ou variável, você reduz as chances de cair em golpes.

Sem falar que a educação financeira é o melhor caminho para gerir melhor o seu patrimônio e o do seu negócio.

Desconfie de vantagens desproporcionais

Investimentos que prometem taxas de rentabilidade muito acima das praticadas no mercado financeiro e risco baixo são um sinal de alerta.

Da mesma forma, ganhos exorbitantes com atividades simples, exigindo apenas um pequeno investimento inicial, normalmente são “iscas” de golpes.

Leia mais | Golpes na Black Friday: conheça os mais comuns e saiba como se proteger

Busque informações sobre a empresa responsável

Da mesma forma que os esquemas fraudulentos ganham visibilidade rápido na internet, as denúncias de golpe também se espalham logo.

Por isso, vale sempre fazer uma pesquisa sobre a empresa que oferece um investimento/negócio/oportunidade.

Então, faça uma busca pelo nome da empresa, e também de seus representantes, no Google, YouTube, etc. 

Esperamos que o artigo tenha sido útil para entender o que é a Pirâmide Financeira e como se proteger dessa fraude. E você também pode gostar do post que preparamos sobre como funciona o golpe do Pix.

Este conteúdo faz parte de um dos grandes compromissos da Cora: alertar sobre situações que colocam a segurança do seu dinheiro em risco. Quer saber mais sobre o assunto? Confira outras publicações aqui.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos ilimitados, transferências (TED e PIX) e cartão de crédito totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.