Blog

Como aumentar o score rápido: 9 dicas que vão te ajudar  

19 de novembro de 2022
aumentar o score rápido

Aumentar o score rápido tem se tornado o objetivo de muita gente. Isso porque quem está em busca de crédito já deve ter percebido que a pontuação que revela o histórico de bom pagador no mercado conta, e muito, na hora de ter as aprovações de cartão, de financiamento ou de empréstimo. 

Se este é o seu caso e você quer entender melhor como o score funciona e descobrir dicas para ver seus pontinhos subindo ainda mais depressa, este conteúdo é para você. Continue a leitura para saber tudo a respeito.

Leia também | O que é um score baixo e o que pode diminuir a sua pontuação?

Aumentar o score rápido: qual a importância de uma boa pontuação de crédito?

O score é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e que indica para o mercado quais são as chances de um possível cliente pagar as contas em dia. Em outras palavras, se a pessoa é boa ou má pagadora. 

A ideia da pontuação de crédito é ajudar as empresas a entenderem qual é o nível de risco de conceder crédito a alguém com base no comportamento atual daquela pessoa ou empresa. 

Leia também | O que é risco de crédito, como e por que ele é calculado

Se a pessoa ou empresa paga tudo em dia, o score dela reflete este hábito e a pontuação tende a ficar numa faixa elevada. 

E ao contrário, se a pessoa ou empresa está inadimplente, com dívidas ou costuma pagar suas contas em atraso, o score também reflete esse hábito e os pontos ficam lá embaixo. 

No Brasil, existem quatro birôs de crédito que fazem o cálculo dessa pontuação e fornecem dados ao mercado: Serasa, Boa Vista SCPC, SPC Brasil e Quod. Cada birô possui seu próprio método e faixas específicas que determinam se um score está baixo, médio ou alto. 

Na Serasa, por exemplo, um score baixo é aquele que mais se aproxima do zero e um score alto é aquele que mais se aproxima do 1000. Objetivamente, são quatro faixas: 

  • De 0 a 300: pontuação baixa;
  • De 301 a 500: pontuação regular;
  • De 501 a 700: pontuação boa;
  • De 701 a 1000: pontuação muito boa. 


Na prática, quanto mais alta for a pontuação de uma pessoa física ou jurídica, maiores tendem a ser suas chances de aprovação em uma análise de crédito. É por este motivo que dar atenção ao score é importante. 

Mas, atenção: antes de presumir que seu score está baixo só porque você recebeu alguma resposta negativa do mercado, é preciso que você aprenda a consultar seus pontos. 

A boa notícia é que essa consulta pode ser feita de forma muito prática, online e 100% gratuita. Abaixo a gente explica como. 

Leia também | Score: 20 respostas rápidas para as principais dúvidas

Como consultar meu score? 

Você pode escolher em qual dos quatro birôs de crédito quer consultar o seu score: SPC Brasil, Boa Vista SCPC, Quod ou Serasa

Neste conteúdo, para exemplificar, vamos detalhar o  passo a passo da Serasa, já que o birô oferece uma consulta específica para CNPJ e outra para CPF.

Primeiro, se você quer  verificar o score da sua empresa na Serasa Experian, é só seguir estes passos:

  1. Acesse o site da Serasa Experian;
  2. Inclua o número do seu CNPJ no campo destinado para isso e clique no botão para consulta;
  3. Faça um breve cadastro na plataforma, adicionando dados como e-mail, CPF, nome, data de nascimento e telefone. Então, você receberá um código de validação por e-mail ou SMS;
  4. Pronto! Seu cadastro já estará feito e você poderá ter acesso ao score do seu CNPJ quando quiser. 

 

Já para verificar como está seu score de pessoa física na Serasa, basta seguir estes passos:

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Se for seu primeiro acesso, clique em “criar uma conta” no canto direito superior;
  3. Preencha as informações solicitadas (CPF, nome completo, data de nascimento, email, senha, leia os termos e aceite e clique na caixinha “criar conta grátis”). 
  4. Pronto! Cadastro completo, é só fazer login com seu email e senha. Ao entrar no sistema, a primeira informação que você irá ver é o seu score. 

 

Lembrando que a Serasa é apenas um dos birôs de crédito que atuam no Brasil. 

Você pode fazer a consulta do seu score em outros birôs e a sua pontuação poderá variar entre eles, já que cada um possui sua própria forma de fazer a coleta de dados e seus critérios particulares. Mas a ideia é a mesma para todos, por mais que a técnica e a tecnologia mudem. 

Leia também | Existe um score mínimo para conseguir um cartão de crédito? Entenda

Chegou o cartão de crédito Cora

100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio

Como aumentar o meu score mais rápido? Confira 9 dicas

Agora que você já entendeu como funciona o score e aprendeu a consultar o seu, está pronto para descobrir como aumentar o score rápido. 

Para isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você neste processo.

Antes, é fundamental você ter em mente que o score pode subir rapidamente, sim, mas que essa mudança só se dá por meio da evolução do comportamento financeiro da pessoa ou empresa. E isso não ocorre da noite para o dia. É um processo! 

Assim, saiba que não existe fórmula pronta para fazer o seu score subir imediatamente, ok? Inclusive, é preciso ficar alerta e fugir de ofertas que prometem aumentar seu score na hora. Isso é mentira e com certeza uma tentativa de fraude. 

Outro ponto importante: para aumentar seu score não é necessário pagar nada a ninguém, nunca. 

Lembre-se sempre de verificar diretamente nos birôs de crédito as informações sobre isso. Eles divulgam sempre os dados oficiais. 

Sabendo disso, para ver seu score aumentar mais rápido, algumas boas práticas são bem-vindas:

1. Tenha contas em seu nome

Só quem tem conta em seu nome (ou em nome da empresa) consegue mostrar se é ou não é bom pagador. Então, quem quer ver seu score aumentar precisa estar ativo no mercado, consumindo e pagando suas contas.

Assim, tanto os birôs quanto as próprias instituições financeiras terão mais informações a seu respeito para analisar o seu perfil com facilidade.  

2. Pague suas contas em dia

Para não esquecer de pagar suas contas em dia, uma boa ideia é colocá-las em débito automático.

Isso ajuda a organizar os pagamentos e evita esquecimentos. Atrasos não são bem vistos e costumam impactar o score de forma negativa, mesmo que temporariamente. 

3. Renegocie dívidas e limpe o seu nome

Sem dúvida, ter o nome limpo ajuda a aumentar a pontuação mais rapidamente.

Portanto, se você ou sua empresa estão inadimplentes, considere até mesmo solicitar um empréstimo para quitar essas dívidas e ficar com apenas uma parcela. E, claro, mantenha o pagamento do crédito em dia e também de todas as suas contas recorrentes. Caso contrário, o score poderá sentir o peso desse hábito ruim e cair. 

4. Procure oportunidades para reduzir despesas

Para não correr o menor risco de não conseguir pagar suas contas em dia, uma boa sugestão é passar um pente fino no orçamento da sua empresa (além do pessoal, é claro), cortando todas as despesas desnecessárias e consumindo com mais consciência. Assim, fica mais fácil fazer seu dinheiro “render” e não cair no superendividamento.

Outra forma de facilitar a gestão do orçamento do seu negócio é utilizar o dashboard de gestão de cobranças da Cora, uma ferramenta totalmente gratuita para quem tem conta com a gente. Por meio dela, você tem mais controle dos pagamentos recebidos e a receber; além de muitas outras informações sobre o histórico financeiro do seu negócio. Vale a pena conferir 😉

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

Leia também | O que é endividamento e quando ele é considerado saudável?

5. Construa uma reserva de emergência

Ter dinheiro guardado para quando urgências surgirem é fundamental para evitar aperto e não atrasar suas contas — o que, como já sabemos, pode prejudicar a sua pontuação de crédito.  

Portanto, se você ainda não tem um dinheiro guardado, comece agora mesmo a reservar todos os meses uma parte dos seus ganhos, especialmente nos meses de maior faturamento. 

De acordo com os especialistas, a reserva de emergência ideal precisa ter um valor suficiente para cobrir de seis a 12 meses dos custos fixos da sua empresa. No entanto, sabemos que juntar tanto dinheiro não é tarefa fácil.

Mas isso não é motivo para desanimar: guardar algum montante e construir essa reserva aos poucos já é muito melhor do que não começar.

6. Pague sempre o valor total da fatura do cartão de crédito

Quem não paga a fatura total do cartão, se ainda não está superendividado, está pertinho de entrar para essa estatística. Afinal, utilizar o rotativo do cartão nunca é uma boa ideia por conta dos altos juros aplicados nessa modalidade. Seu score aumenta se você não se coloca em riscos como este.

Leia também | Como funciona o pagamento mínimo da fatura e quando vale a pena?

7. Mantenha seus dados atualizados nos birôs de crédito

Os birôs de crédito e as instituições que consultarem seu CPF ou CNPJ por meio deles precisam encontrar informações atualizadas sobre você. Essa é uma forma de entenderem que podem te encontrar com mais facilidade e que, por isso, o risco de oferecer crédito a você é menor. 

Se você ou a sua empresa estão em outro endereço, se houve mudança de telefone ou de e-mail, por exemplo, é importante consultar os birôs para garantir que essas informações estejam atualizadas. 

8. Ative o Cadastro Positivo

Atualmente, as informações do Cadastro Positivo estão entre os critérios que exercem maior influência no cálculo do seu score. Então, confirmar se o seu Cadastro e o da sua empresa estão ativos já é uma das formas mais rápidas de mover a pontuação para cima.

Lembre-se que o Cadastro Positivo reúne apenas informações boas sobre você e o seu negócio. Então, use isso a seu favor e confira, o quanto antes, se o seu está ativo.  

Leia também | Como ativar o Cadastro Positivo e quais são as vantagens?

9. Peça crédito somente quando necessário

Claro que você pode fazer simulações de empréstimos, cartões e outras modalidades de crédito. Essa é, inclusive, uma prática recomendada para quem deseja encontrar as melhores opções disponíveis no mercado e contratar um crédito saudável. 

Mas tenha equilíbrio nessa busca e informe seus dados como CNPJ ou CPF somente quando for realmente necessário. A tecnologia por trás do score entende que quem está em uma busca “desesperada” por crédito pode estar começando a se endividar, o que também pode fazer com que a sua pontuação caia.

Existem plataformas que otimizam essa pesquisa. Nelas, você insere seus dados apenas uma vez e já consegue acessar e comparar ofertas de diversas instituições financeiras. Isso pode ajudar a minimizar o impacto dessas consultas no seu score.

E agora, já sabe como aumentar o score rápido ou ainda ficou alguma dúvida? 

Se você chegou até aqui querendo entender mais sobre sua pontuação porque está em busca de crédito para sua empresa, que tal também conhecer um pouco mais sobre o cartão de crédito empresarial sem anuidade da Cora? 

Chegou o cartão de crédito Cora

100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio

E, se quiser saber ainda mais sobre crédito, continue acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da Cora. Aqui, você sempre vai encontrar informações que vão te ajudar a entender mais sobre como funciona o mercado e dicas de gestão para a sua empresa. Até a próxima!  

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.