Blog

Como funciona e quais são os benefícios do Cadastro Positivo para empresas?

24 de setembro de 2022
cadastro positivo para empresas

Assim como pessoas físicas, cada empresa tem um relatório nos birôs de crédito que registra todas as informações sobre seus pagamentos feitos em dia. Trata-se do Cadastro Positivo para empresas, uma ferramenta essencial, mas que muita gente não sabe coomo funciona ou para que serve. 

Quer entender por que ele é tão importante e quais são os benefícios de mantê-lo ativo? É só continuar a leitura!

O que é o Cadastro Positivo para empresas

Ressaltar os pontos negativos e não os positivos é algo quase natural do ser humano. Crescemos ouvindo, por exemplo, para estudar mais aquela disciplina em que só temos notas ruins, em vez de sermos incentivados a mergulhar nas aulas que já somos excelentes.

Observe: melhorar em algo que não tenho habilidade é mais importante do que evoluir ainda mais em algo que já tenho habilidade. Qual é o efeito disso no longo prazo? Sensação de insuficiência, de incapacidade, de frustração e, o pior, um grande talento pode ser negligenciado. 

Até mesmo no mundo do crédito, evidenciar os pontos negativos de uma pessoa e não os pontos fortes, é realmente muito comum. Por muitos e muitos anos, as pessoas e as empresas eram registradas em um Cadastro Negativo cada vez que não pagavam suas contas em dia (daí vem a palavra negativado). 

Ou seja, somente os comportamentos ruins ganhavam destaque, para mostrar ao mercado que aquela pessoa ou aquela empresa apresentava um alto risco de inadimplência. Mas e quando essa pessoa ou empresa pagava tudo em dia, sem nenhum atraso? Essa informação também ganhava evidência? Não. 

Pois essa história mudou em 2011, quando surgiu o Cadastro Positivo. A ferramenta, segundo o Banco Central, tem como objetivo democratizar o acesso às informações sobre crédito, beneficiando os cidadãos e as empresas, pois traz mais segurança a quem concede crédito ou realiza operações comerciais. 

Isso porque o Cadastro Positivo nada mais é do que seu histórico de bom pagador, que reúne informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados à contratação de crédito (empréstimos, financiamentos, crediários, cartão) e até mesmo sua pontualidade no pagamento de contas de consumo, como água, luz, gás e telefone. 

O benefício de ter este relatório ativo e disponível para o mercado, de modo geral, é que aumentam as chances de você ter um crédito aprovado e com melhores condições para você ou sua empresa. Ou seja, a análise de crédito ou análise de risco de crédito é muito mais eficiente. 

Abaixo, a gente explica melhor as vantagens de ter o Cadastro Positivo para empresas ativo.  

Leia também | Como consultar o score do CNPJ e aumentar sua pontuação

4 benefícios do Cadastro Positivo para empresas

Até 2019, fazer parte do Cadastro Positivo era algo opcional. Em outras palavras, só quem solicitava a inclusão no banco de dados ficava ativo.

Mas, com a mudança da lei, a lógica se inverteu: todos os cidadãos e todas as empresas passaram a integrar o Cadastro Positivo de forma automática e só quem quisesse sair dele poderia solicitar a exclusão.  

Dessa forma, se você queria entender como fazer o Cadastro Positivo, saiba que você não precisa fazer absolutamente nada. Se você nunca desativou, ele deve estar ativo e registrando as informações das contas que você paga em dia. 

Agora, caso você não queira mantê-lo ativo, basta entrar em contato com algum birô de crédito, como a Serasa ou Boa Vista, por exemplo, e solicitar a exclusão.

Mas, atenção: não é recomendável que você faça isso! Ao ler, abaixo, os quatro principais benefícios do cadastro positivo para empresas, sem dúvida você irá entender os motivos. Confira agora: 

1. Maiores chances de ter crédito aprovado: com mais informações positivas disponíveis sobre você e sua empresa, fica mais fácil conseguir crédito para investir no negócio, por exemplo, ou conseguir um cartão de crédito empresarial com limite mais alto;

2. Acesso a juros mais baixos e maiores prazos para pagamento: durante uma análise de crédito, a instituição que avaliar sua empresa pode conferir que você paga tudo em dia e flexibilizar as condições de pagamento;

3. Mais possibilidades de crédito: com mais opções disponíveis, sua empresa pode escolher a mehor alternativa, sem precisar aceitar a única proposta disponível; 

4. Conhecer melhor seus clientes e fazer negócios com mais segurança: sua empresa também consegue avaliar o Cadastro Positivo dos seus clientes, aprimorar a sua análise de crédito e oferecer condições melhores de pagamento para eles (mas geralmente é preciso pagar aos birôs de crédito por este serviço).

Leia também | Como ativar o Cadastro Positivo e quais são as vantagens?

O papel do Cadastro Positivo na democratização do crédito

O acesso a crédito ainda hoje é um enorme obstáculo para quem empreende no Brasil. 

Uma pesquisa feita pelo Sebrae revelou que apenas 16% das micro e pequenas empresas que solicitaram crédito no primeiro trimestre da pandemia de Covid-19, quando a situação econômica mais apertou, realmente conseguiram. No entanto, mesmo antes da pandemia, isso já era uma realidade. 

Outro levantamento recente do SPC Brasil mostrou que mais de um terço dos empreendedores considera difícil contratar empréstimos e financiamentos. As principais razões são o excesso de burocracia e exigências dos bancos (61%) e as altas taxas de juros (47%). 

É por isso que o Cadastro Positivo para empresas contribui muito na adequação e na liberação de crédito. Mas, claro, ter um cadastro ativo por si só não garante a aprovação nas análises de crédito, ok? 

Essas análises são feitas sempre que qualquer tipo de crédito é solicitado – empréstimo, financiamento, cartão de crédito, parcelamento etc. E, além dos dados do Cadastro Positivo, outros critérios também são levados em consideração, como por exemplo, as políticas internas de cada banco.

Leia também | Análise de crédito: o que é e como funciona esse processo?

Além disso, dependendo da situação econômica do país, o crédito pode ser concedido a pessoas físicas ou jurídicas com maior ou menor facilidade. Em um momento ruim, o mercado em geral entende que o risco de crédito é maior e, portanto, fica mais cauteloso. 

Ou seja, não dá para saber exatamente quando sua empresa será aprovada ou negada em uma solicitação de crédito. O que dá para fazer para aumentar as chances de aprovação é:

  • Manter o Cadastro Positivo ativo sempre;
  • Pagar suas contas em dia (isso impacta também o seu score de crédito);
  • Negociar dívidas atrasadas e negativadas, se houver, e cumprir as datas acordadas na negociação; 
  • Solicitar crédito com moderação, apenas quando houver real necessidade; 
  • Manter seus dados atualizados nos birôs de crédito. 

 

Como consultar meu Cadastro Positivo e confirmar que ele está ativo? 

Acessar suas informações do Cadastro Positivo é diferente em cada birô de crédito, mas de modo geral, basta fazer um só cadastro e seguir o passo a passo. Veja como consultar seu Cadastro Positivo na Serasa, por exemplo:

1. Acesse o site do Cadastro Positivo da Serasa e clique em Consultar agora.
2. Faça seu login com CPF e senha ou preencha alguns dados para se cadastrar em poucos minutos.
3. Na área do Cadastro Positivo, envie três fotos: frente e verso de um documento de identificação e uma selfie segurando este documento.
4. Pronto! Os dados serão analisados e, normalmente, o acesso às informações do seu Cadastro Positivo é liberado em até um dia. 

O que mais consigo ver na consulta ao Cadastro Positivo?

Ao logar novamente, na parte superior direita da tela, você já consegue verificar o status do seu Cadastro Positivo e saber se ele está ativo ou não e desde quando. Além da sua pontuação de score, que também aparece ali. 

Nesta página você também consegue ver as informações completas do seu histórico do Cadastro Positivo e acompanhar seus pedidos de revisão das informações positivas, caso tenha solicitado.

Além disso, é possível requerer o cancelamento do Cadastro Positivo, bloquear ou desbloquear suas informações positivas para o Score, caso queira, e revogar autorização de acesso ao histórico de crédito, caso tenha autorizado formalmente alguma empresa a consultar seu histórico de crédito do Cadastro Positivo.

Leia também | Como consultar o score do CNPJ e aumentar sua pontuação

Agora que você já aprendeu tanto sobre Cadastro Positivo para empresas, aproveite para conhecer um pouco melhor os serviços que a Cora oferece às pessoas empreendedoras por meio da nossa conta PJ. 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

Até a próxima e bons negócios!  

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.